quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cemitério deve receber mais de 30 mil visitantes

Daiany Mossi

Com base em dados números registrados no ano passado, a Prefeitura de Uruguaiana projeta a vista de mais de 30 mil pessoas, nesta quarta-feira, no Cemitério Senhora de Sant’Ana. A grande concentração de visitas deve ocorrer aos túmulos de Ivo Rodrigues e da benzedeira Tia Galdina. Todos os anos, milhares de pessoas vão aos túmulos pedir proteção e a agradecer pelos pedidos atendidos. Por muitos, Ivo e Galdina são considerados protetores. 
A promessa de grande movimento e a previsão de chuva para essa terça-feira, fez com a que a Prefeitura Municipal determinasse a realização de obras no cemitério.
A Secretaria de Obras, conforme o prefeito Luiz Augusto Schneider, instalou uma nova extensão de bueiros para escoamento da água da chuva e do esgoto. O trabalho busca evitar o alagamento do local.
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

0 comentários: