quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Uruguaianense precisa virar o jogo em casa


O nervosismo e tensão em um jogo decisivo são sempre normais. Essa sensação era esperada entre os ingredientes reunindo dois dos principais candidatos ao título da Série Bronze de Futsal em 2016. A partida disputada entre ADCH e Uruguaianense no sábado à noite (29), na capital da energia elétrica do Rio Grande do Sul, foi exatamente como se esperava do terceiro encontro entre as duas equipes que já tinham disputado dois jogos ainda na primeira fase do campeonato, com uma vitória para cada lado, pelo mesmo placar: 4x2.
O tira-teima foi disputado em alta rotação do início ao fim no Ginásio Luiz Alberto Lorenzi. Com a pressão inicial da ADCH, que utilizava em todos os momentos as jogadas de Ceko (7) como forma de levar perigo ao gol defendido por Eduardo (24), a ducha de água fria viria dos pés do melhor jogador do time visitante até aquele momento: David. Aos 14min30seg, um golaço do camisa 10 da Uruguaianense colocou uma pitada a mais emoção ao desafio da equipe treinada por Noninho Menezes. Além disso, o jovem goleiro da Uruguaianense mais uma vez demonstrava a competência dos grandes defensores com as características que o fazem um dos responsáveis pela atual campanha da equipe da fronteira: frieza, reflexo e sorte para conseguir evitar as inúmeras tentativas criadas pelo forte time da Associação Desportiva e Cultural Hip Hop. 
Faltando 12 minutos para o final da primeira etapa, apesar dos esforços dos defensores da Uruguaianense, Ceko fez a diferença. Foi dele o passe para Ademir (10) empatar o jogo: 1x1.
A reposta dos uruguaianenses veio em seguida, em duas oportunidades criadas por Somália. Em uma delas, o pivô da Associação recebeu um presente dos pés do próprio Ademir. Presente dado, presente aceito: Somália faz 2x1.
David e Caturra se estranharam em quadra e levaram cartão amarelo. O treinador de goleiros, Fernando Vargas, foi expulso de quadra pela dupla de arbitragem. 
No reinício do jogo, mais pressão da ADCH. Em uma chance, o rápido Sid Love (55), aproveitou o descuido da defesa da Uruguaianense, ao receber de costas para o gol, girou e tirou do alcance de Eduardo: 2x2 faltando 11min15seg.
Numa rápida jogada envolvendo o ataque da Uruguaianense, Lucas ficou de frente para o goleiro da ADCH e só desviou para colocar seu time mais uma vez em vantagem no placar: 3x2.
Ceko, destaque da ADCH, pendurado pelo segundo cartão amarelo, fez falta violenta em Michael (8). Muita reclamação em torno da decisão da arbitragem que não advertiu o jogador. Logo após, Rodrigo (7), em má fase, perderia mais uma chance clara de gol, sozinho com Rafael. 
Era o momento de Noninho Menezes parar o jogo e pedir mais calma aos seus jogadores, na tentativa de evitar uma nova falta e dar a chance do tiro direto à ADCH, pois a Uruguaianense já acumulava cinco faltas. 
O jogo continuava intenso, até acontecer o lance que mudaria por completo a partida. O jogador Ademir cai após lance confuso com David. O árbitro dá cartão amarelo para David, que já havia levado um no início do jogo. Resultado: o melhor jogador da partida até ali era expulso. Mais confusão na partida. Além de expulsar David, tiro livre para a ADCH. Duelo entre Ceko e Eduardo. Melhor para o goleiro da Uruguaianense, faltando apenas 3min23seg para o intervalo.
Com um jogador a menos em quadra, a Uruguaianense vai se segurando do jeito que pode. Ademir fica livre e mais uma bola vai ao encontro da trave. Faltam apenas 2min13seg.
Porém, a pressão da ADCH surte o efeito desejado. Sid Love aproveita a chance e empata a partida: 3x3.
Em outra desatenção, em uma bola “morta”, faltando apenas 48 segundos para o jogo terminar, Ademir chegou antes e conseguiu tocar para dentro do gol, ao desviar de Eduardo. Vantagem para a ADCH: 4x3.
O jogo cresce em emoção no final da primeira etapa que termina com o time da casa com placar ao seu favor. 
Segundo tempo: nova confusão envolvendo a arbitragem
Aos 5 minutos do 2º tempo, um novo nome aparece no jogo. Guilherme (25) passou por três adversários e serviu Lucas (21), que livre jogou para o fundo das redes, empatando novamente o jogo: 4x4.
Logo em seguida, nova confusão. Após a arbitragem indicar toque de bola do jogador da Uruguaianense, reclamações do banco de reservas geram novo desentendimento entre a arbitragem e a delegação de Uruguaiana. No retorno à partida, a velocidade das jogadas crescem ainda mais. Novamente ganha destaque o desempenho do goleiro Eduardo. Porém, a grande atuação do jovem arqueiro da Uruguaianense não é suficiente para evitar a gana de Ceko para marcar. O avante da ADCH chega antes da marcação, dá uma “paulada” seca e forte contra Eduardo, que nada pode fazer para evitar que a bola chegasse às redes: 5x4 para a ADCH, faltando 12min20seg.
Noninho busca arriscar ainda mais tentando acabar com a vantagem da ADCH e põe no jogo o goleador Barriga. 
O maior prejuízo para a ADCH vem logo em seguida. Após nova falta violenta em Guilherme, Ceko leva o cartão amarelo, desfalcando o time de Salto do Jacuí para o jogo de volta em Uruguaiana. Com isso, dois dos grandes destaques do jogo (David e Ceko) estarão de fora da decisão da volta no Schimitão. 
Faltando 2min30seg nova parada técnica pedida pelo treinador da Uruguaianense, Noninho Menezes. Na volta do tempo técnico, Barriga recebe a bola, engana dois adversários e toca para Grilo, que livre perde a chance do gol de empate, quase embaixo da trave do gol defendido por Rafael.
Em seguida, Ceko entra na área da Uruguaianense e recebe o toque do capitão Grilo. Pênalti. Na cobrança, Vaca vai para o gol. Nem assim Ceko se desconcentra e chuta forte para marcar 6x4 para Salto do Jacuí, encaminhando o triunfo dos anfitriões. 
O que parecia já definido, só parecia. Sid Love recebe de Seco e faz o 7x4 em um rápido contra-ataque da equipe de Salto do Jacuí, faltando apenas 1min40seg para o final do jogo.
Com o recuo da ADCH, a Uruguaianense passa a ter mais posse de bola, faltando apenas 50 segundos para o fim. 
Faltando dois segundos para terminar o jogo, a arbitragem marca tiro direto para a Uruguaianense na 6ª falta da ADCH. Rodrigo bate a falta e marca o gol da Uruguaianense 7x5.
O jogo acaba com vitória da ADCH, por 7x5, indo para o jogo de volta com a vantagem de empatar para se classificar para a decisão apenas com um empate no próximo sábado em Uruguaiana, a partir das 20h.

0 comentários: