segunda-feira, 25 de julho de 2016

Supermercadistas autuados por crime contra consumidores


Gabriela Barcellos

A 1ª Delegacia de Polícia Civil, sob coordenação do delegado Enio Tassi, deflagrou na manhã de ontem, 22/7, a operação Consumo Seguro, com participação de 25 policiais civis, apoio de nove agentes da Vigilância Sanitária e um da Inspetoria Veterinária. A ação teve como alvo seis supermercados da cidade, Big, Rispoli, Pag Poko e El Turco e Baklizi Cidade Nova e General Câmara, e procurava produtos impróprios para consumo.
Foram aprendidos, em um dos Baklizi, nas câmaras frias, 47 Kg de sebo destinado a descarte, 28,72 Kg de costela bovina congelada, considerada imprópria para consumo por não apresentar rótulo, além de uma lata de cerveja Heineken e sete latas de ervilha amassadas.
Já no Supermercado Rispoli foram apreendidos 998 Kg de carne suína e 13 pacotes de 500 g cada de ração para gato, também com o prazo de validade vencido, além de inúmeros enlatados amassados.
No Big foram apreendidas garrafas amassadas de azeite.

Prisões
O gerente do Supermercado Baklizi e o chefe do departamento pessoal do Rispoli, responsáveis pelos estabelecimentos no momento da ação policial, foram presos em flagrante por crime contra as relações de consumo, de acordo com a Lei 8.137/1990. No final da tarde de ontem, eles ainda aguardavam o relaxamento das prisões, na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
O gerente do BIG foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar depoimento, e liberado.

Continuidadade
Para o Delegado, a ação foi positiva. Ele frisou ainda que a Operação Consumo Seguro não termina por aqui e que este é somente o início de um trabalho que irá beneficiar toda a comunidade, a partir da intensificação da fiscalização acerca da qualidade dos produtos ofertados pelo comércio local.

O ladrão
Enquanto os funcionários dos supermercados eram autuados em flagrante delito, um homem flagrado furtado quatro barras de chocolates em um dos supermercados alvo era ouvido e liberado pela Polícia. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) simultaneamente a ação. Segundo Enio Tassi, ele não possuía antecedentes criminais.

0 comentários: