terça-feira, 12 de agosto de 2014

Horário eleitoral no rádio e na televisão começa dia 19

A pro­pa­ganda elei­to­ral gra­tuita no rádio e na tele­vi­são tem iní­cio em 19 de agosto. Os pro­gra­mas elei­to­rais serão vei­cu­la­dos até 2 de outu­bro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, as trans­mis­sões come­çam a par­tir de 48h após a pro­cla­ma­ção dos resul­ta­dos do pri­meiro turno e se encer­ram em 24 de outubro.
A pro­pa­ganda elei­to­ral gra­tuita será trans­mi­tida por emis­so­ras de rádio, inclu­sive as comu­ni­tá­rias, assim como as de tele­vi­são que ope­ram em VHF e UHF. Tam­bém será vei­cu­lada pelos canais de TV por assi­na­tura sob a res­pon­sa­bi­li­dade do Senado Fede­ral, da Câmara dos Depu­ta­dos, das Assem­bleias Legis­la­ti­vas e da Câmara Legis­la­tiva do Dis­trito Federal.
Para a vei­cu­la­ção da pro­pa­ganda elei­to­ral gra­tuita, o Tri­bu­nal Regi­o­nal Elei­to­ral do Dis­trito Fede­ral (TRE-DF) criou o Pool de Emis­so­ras. A ideia con­siste em cen­tra­li­zar, num espaço ofe­re­cido pelo pró­prio Tri­bu­nal, um grupo de emis­so­ras de TV e rádio que con­tri­buem com recur­sos tec­no­ló­gi­cos ou huma­nos, para a gera­ção do horá­rio elei­to­ral gra­tuito e a dis­tri­bui­ção do seu sinal para esses canais.
Nas Elei­ções 2014, as emis­so­ras que for­mam o Pool são: TV Ban­dei­ran­tes, Globo, Record e SBT. Quanto às trans­mis­sões de rádio, os veí­cu­los par­ti­ci­pan­tes no pri­meiro turno são CBN, Rádio Câmara e Rádio Senado. No segundo turno, além des­ses, estará pre­sente a Rádio Justiça.
Há dois tipos de pro­pa­ganda elei­to­ral por meio de rádio e tele­vi­são: pro­pa­ganda elei­to­ral em bloco e a pro­pa­ganda em inser­ções. Cada uma pos­sui regras pró­prias quanto à sua distribuição.

0 comentários: