A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem início em 19 de agosto. Os programas eleitorais serão veiculados até 2 de outubro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, as transmissões começam a partir de 48h após a proclamação dos resultados do primeiro turno e se encerram em 24 de outubro.
A propaganda eleitoral gratuita será transmitida por emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, assim como as de televisão que operam em VHF e UHF. Também será veiculada pelos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) criou o Pool de Emissoras. A ideia consiste em centralizar, num espaço oferecido pelo próprio Tribunal, um grupo de emissoras de TV e rádio que contribuem com recursos tecnológicos ou humanos, para a geração do horário eleitoral gratuito e a distribuição do seu sinal para esses canais.
Nas Eleições 2014, as emissoras que formam o Pool são: TV Bandeirantes, Globo, Record e SBT. Quanto às transmissões de rádio, os veículos participantes no primeiro turno são CBN, Rádio Câmara e Rádio Senado. No segundo turno, além desses, estará presente a Rádio Justiça.
Há dois tipos de propaganda eleitoral por meio de rádio e televisão: propaganda eleitoral em bloco e a propaganda em inserções. Cada uma possui regras próprias quanto à sua distribuição.
0 comentários:
Postar um comentário