terça-feira, 12 de agosto de 2014

Câmara aprova criação do Dia de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo deverá ser incluso no Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto de lei do vereador Irani Fernandes (PP) foi aprovado pela Câmara nesta quinta-feira, 7/8, e será encaminhado para a sanção do prefeito Luiz Augusto Schneider. A data foi definida para dois de abril, conforme fixada pela Organização das Nações Unidas. A medida busca a promoção de campanhas de esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Uruguaiana.
Consta no projeto o desenvolvimento de ações em escolas, igrejas, na imprensa, em associações profissionais e comunitárias, clubes de serviço e sociais, transportes coletivos, servidores públicos, usuários do SUS, Conselhos Municipais e outros, objetivando a conscientização da sociedade sobre o assunto. “Queremos que Uruguaiana esteja incluída na rede mundial de cidades que pretendem esclarecer, refletir e lutar contra a discriminação e por mais direitos para os autistas e seus familiares, construindo e consolidando políticas públicas realmente inclusivas”, disse Irani, na ocasião.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil há quase dois milhões de cidadãos portadores do transtorno, que engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico.

0 comentários: