terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cerca de 400 pessoas a espera de atendimento


Cerca de 400 pessoas foram pré-examinadas ontem, num mutirão realizado pela Secretaria de Saúde de Uruguaiana. Na oportunidade, médicos de Rosário do Sul estiveram em Uruguaiana, selecionando os pacientes que irão àquela cidade realizar exames e cirurgias oftalmológicas. 
As pessoas pré-examinadas foram inscritas pela secretaria ao longo do ano de 2013 e 2014, ou seja, estavam aguardando atendimento desacreditas. 
O atendimento foi por ordem de chegada, e desde ás 19h de quinta-feira já havia pessoas na fila de espera. 
Agora, os pacientes que apresentaram problemas serão encaminhados a Rosário do Sul, através do programa Fora Domicílio. O número expressivo de pacientes mostra a necessidade da ampliação do atendimento local. 
O médio Mauro Reichnbach é o único médico oftalmologista que atende pelo SUS em Uruguaiana, sendo que mais de dez consultas são realizadas por dia, porém o Sistema Único de Saúde não cobre alguns procedimentos no município, fazendo com que pacientes já atendidos aqui pelo médico, tenham que ir a Rosário. 
Nesta semana, o médico ressaltou a importância de o Município trabalhar pela ampliação do serviço no município, oferecendo inclusive cirurgias de catarata. 
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, é preciso que haja interesse da Santa Casa de Caridade e dos profissionais da área para o cadastramento junto a Secretaria de Saúde. Somente desta forma, com o empenho de ambas as partes, Uruguaiana poderia oferecer tais cirurgias.

0 comentários: