terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quase 50 mil tiveram a CNH suspensa ou cassada desde o ano passado no RS

Em pouco mais de um ano e meio, 43 mil condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada no Rio Grande do Sul. O dado leva em conta as ações do órgão de trânsito a partir de 2013. O departamento liberou, ontem, na Internet, o acesso às consultas dos processos por cassação e suspensão.
No mesmo período foram instaurados 63,9 mil processos de cassação e suspensão. No ano passado, 17.992 condutores entregaram a CNH. Em 2014 já ocorreram 15.599 entregas.
Até a liberação do acesso ao site do Detran gaúcho, o condutor tinha de se deslocar a um Centro de Formação de Condutores. A consulta pode ser acessada pelo menu Serviços e Informações/Habilitação, através do link Consulta Processos de Suspensão/Cassação do Direito de Dirigir. Só o condutor pode acessar os dados do processo que responde. A penalidade de suspensão do direito de dirigir é aplicada pelo Detran em dois casos: quando o condutor atinge ou supera 20 pontos na CNH ou quando ele comete infrações para as quais o CTB prevê essa penalidade, como dirigir sob o efeito de álcool, praticar racha ou exceder a velocidade permitida acima de 50%.
Em 2011 ocorreram 28 mil cassações. Um ano depois foram 32 mil. No ano passado foram 46 mil. Já a cassação do direito de dirigir é aplicada quando o motorista viola a suspensão. A penalidade começou a ser aplicada pelo Detran em 2013.

0 comentários: