quarta-feira, 12 de março de 2014

Painel - Ed. 2263

Em foco

Os moradores estão cada vez mais revoltados com o descaso da concessionária de água e esgoto Foz do Brasil. Um exemplo é o cartaz colocado por moradores em um buraco causado pelas obras da empresa com a frase: “Eu pago impostos. Cadê a Foz”.

Arroz I
A Farsul publicou análise realizada pela instituição, sobre o mercado internacional do arroz. No estudo, foi feita uma projeção para a próxima década, que aponta possível alternação na geografia de exportação do cereal, benéfica ao mercado brasileiro. A responsável pela mudança será a China, que teve uma variação na produção de 1,4% a.a. no período entre 2009 a 2014, com estimativa de uma safra de 141,5 milhões de toneladas para este ano. Mantida a média, a previsão é de 162,7 milhões de toneladas em 2024.

Arroz II
Por outro lado, o consumo de arroz no país aumenta em média 2,3% a.a. Se o crescimento for sustentado, ele chegará a 183,28 milhões de toneladas nos próximos dez anos, obrigando a China a comprar 20,62 milhões de toneladas. Esse é o total exportado pela Índia, Vietnã e Estados Unidos juntos neste ano e equivale a 57% de toda a importação mundial em 2014.

Talões de Produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para apresentar seu talão de produtor, com operações e os sem uso, no Setor de ICMS da Prefeitura. O funcionamento é das 8h15min às 11h45min, e das 14h15min às 17h. Quem não apresentar o documento estará sujeito à multa.

Audiência Pública
A Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira, 13/3, audiência pública para debatera implantação da Nota Fiscal Eletrônica no município, tirar dúvidas e incentivar a adesão, que é bastante tímida até o momento. A Audiência foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PDT).

Convivência
Estão abertas as inscrições para os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cabo Luiz Quevedo, na antiga Azaléia e Cras Bela Vista, na antiga Santa Casa. O projeto inclui ativodades pedagógicas e lúdicas e é destinado a crianças com idade entre seis e dez anos e jovens de dez a 15, e de 15 a 17 anos. O atendimento acontece no turno inverso ao da escola.

Repercutindo
Muita gente ainda não entendeu o que quis dizer o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufman ao destacar e equipe que trabalhou pela implantação do projeto Música na Escola. Para o Secretário, a equipe, ao trabalhar com afinco, em jornadas extenuantese sem receber nada além do salário, destoa dos funcionários públicos, que não gostam de trabalhar.

Cadastramento
Termina amanhã, 12/3, o prazo de cadastramento dos vendedores ambulantes que desejam trabalhar nas proximidades da Avenida Presidente Vargas durante o Carnaval Fora de Época. A inscrição está sendo realizada na Esplanada da Estação e neste ano, não está sendo cobrado taxa. 

Santa Casa
O Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está realizando a Campanha da Páscoa, com a venda das Camisetas Personalizadas. A verba será revertida para a compra dos Uniformes da Equipe de Apoio. O valor é de R$ 25 e a encomenda e compra pode ser feita através do telefone 96871120 com Aline ou Fernanda, ou ainda através do email nugetes@santacasauruguaiana.com.br.

Dia do Rim
O Dia do Rim é comemorado nesta quinta-feira, 13/3. Em razão da data, a Santa Casa de Caridade realizará diversas atividades, como orientação, entrega de folders e de um copo d’água, fortalecendo o lema da campanha “O rim envelhece, assim como nós”. As atividades acontecem na Clínica Renal e serão abertas ao público.

Júri
O Tribunal do Júri julgará nesta quinta-feira, 13/3, um crime de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. O réu é Mario Antunes Barbosa, conhecido como “Mario Mandioca”. O crime ocorreu em abril de 2010.

HPV
Iniciou ontem, 10/3, a vacinação contra o HPV, na rede municipal de saúde. A campanha tem como alvo, adolescentes do sexo feminino, nascidas entre 1º e janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A vacinação ocorre gratuitamente em todo o país.

Alvará I
Para liberação do alvará de localização e funcionamento, a secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo está exigindo a adesão da empresa ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, implantado em janeiro.

Alvará II
O prazo para pagamento das taxas de fiscalização e vistoria (alvarás) foi estendido para 30 de abril. A mudança foi proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores.

RH I
Sem recursos humanos não há organização que funcione adequadamente. A iniciativa privada sabe disso. A pública também. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar de Uruguaiana que não tem efetivo para atender dois sinistros ao mesmo tempo, vai receber um caminhão novo, mas gente que é bom, nada.

RH II
É a mesma situação da Polícia Comunitária, nova bandeira de alguns vereadores de Uruguaiana. Policiamento comunitário a Brigada de Uruguaiana há muito tempo já fez, na época em que havia efetivo. Lutar por projetos, por nomes, por pompas, todos lutam, mas por aumento do efetivo, que permitiria o cumprimento da missão, ninguém luta.

0 comentários: