quarta-feira, 12 de março de 2014

Inicia vacinação de meninas contra o HPV

Começou nesta segunda-feira, 10/3, a campanha de vacinação de meninas dos 11 aos 13 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Pela primeira vez ela está sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus). No Rio Grande do Sul, são cerca de 258 mil meninas nesta faixa etária. O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. Em Uruguaiana, a vacinação acontece na rede municipal de saúde e também nas escolas estaduais e municipais, e também nas escolas particulares.
E nível de RS, o lançamento da campanha ocorreu durante a manhã, em uma escola da Capital. Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, frisou que a vacina é uma proteção às adolescentes. “Aos pais e mães, pedimos que estimulem suas filhas a se vacinar, pois assim eles estarão pensando na segurança delas. É uma medida responsável por parte deles”, comentou ela, que é uruguaianense.
A vacina será oferecida em três doses. A primeira delas ocorre durante a campanha, que vai até 10 de abril. A segunda dose acontece daqui a seis meses e a terceira, como um reforço, cinco anos depois.
Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a vacinação da adolescente, eles devem assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas escolas antes da vacinação.

0 comentários: