O Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur) realizou na tarde de quinta-feira, 13/2, uma reunião, que contou com a presença dos Guardas Municipais e do vereador Gilberto Risso (PMDB), que vem mediando um acordo entre os funcionários do município e a Prefeitura.
De acordo com o presidente do Simur, Luiz Alberto Borges do Canto, a reunião teve por objetivo apresentar ao Parlamentar a posição contrária dos funcionários com relação à tentativa da Prefeitura de transferir os servidores regidos pelas normas do CLT para o regime estatutário.
Conforme ele, em reunião ocorrida a cerca de duas semanas, com o prefeito Luiz Augusto Schneider e com o secretário de Segurança e Trânsito, Vítor Gediel Machado, o Executivo apresentou uma proposta de alteração na escala da Guarda, de 12h de trabalho por 36 horas de folga, com uma hora de intervalo. Conforme ele, a proposta da Prefeitura seria aceita desde que fosse majorado o adicional por risco de vida da classe. No entanto, segundo o Sindicalista, numa segunda reunião, desta vez na presença do secretário de Governo, Fernando Alves, uma divergência surgiu. “O secretário de Governo quis acrescentar outra mudança; aqueles servidores que são celetistas, ele quer passar para o estatutário; o que os servidores não querem”, diz o Presidente. Conforme Luiz Alberto, a mudança acarreta em uma serie de desvantagens para os servidores. “Os servidores não querem essa mudança; “Para o município é bom, mas para nós é a pior coisa que pode ocorrer. “Não é vantajoso, inclusive na hora de se aposentar”, diz ele, ressaltando ainda outro exemplo. No caso de ações judiciais, os processos tramitam na Justiça comum, o que para Luiz Alberto é vantajoso somente para o município. “A Justiça comum não é especializada em questões trabalhistas, já por isso que existe a Justiça do Trabalho, mas somente os celetistas estão vinculados à ela”, completa.
Gilberto Risso deverá levar a posição dos servidores ao prefeito Luiz Augusto Schneider, na tentativa de alinhavar uma nova reunião entre o Simur e o Poder Executivo.
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