segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Schneider comemora reabertura do Incar


Foi confirmado na quinta-feira (20), o retorno do funcionamento do Instituto de Cardiologia (INCAR) do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, após quase três anos de paralisação dos trabalhos. Durante o período, os pacientes com problemas cardíacos eram encaminhados a diversas regiões do Estado, principalmente à Ijuí.
A última etapa para a liberação do HSCC foi a definição da Secretaria Estadual de Saúde em reabilitar o Hospital para a realização dos atendimentos no INCAR.
A partir da publicação da resolução nº 077/14, a Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Portaria SAS/MS nº 185, de 29/04/2011, que habilita a Santa Casa de Uruguaiana como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, com Serviços de Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Vascular e Procedimentos Intervencionistas resolveu aprovar o retorno da referência, na Rede de Atenção ao Paciente Cardiológico, aos municípios integrantes da 10ª CRS à Santa Casa de Uruguaiana. Com isso, será remanejada a programação físico/financeira referente à Cardiologia do Hospital Caridade de Ijuí para a Santa Casa de Uruguaiana, exceto o quantitativo referente aos pacientes que já iniciaram seu tratamento e continuarão no HCI.
O administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, prevê que o funcionamento do INCAR se dê nos próximos dias, vista à preparação da estrutura hospitalar para as intervenções que voltarão a ser realizadas no município. “Além disso, parte da equipe do INCAR se encontra em Porto Alegre, no Instituto do Coração, realizando diversas experiências no campo da especialização em procedimentos na área da cardiologia”, explicou Cravo, enquanto recebia autoridades e membros da provedoria do Hospital em visita ao INCAR. O provedor do HSCC, Gennaro Alfano, era um dos mais entusiasmados com a notícia. “Estamos felizes em dar essa informação à fronteira, o que era aguardado há muito tempo agora é realidade”, disse.
Já o diretor do INCAR, o cardiologista Fábio Motta, disse que está ansioso em voltar a trabalhar no setor após todo o período em que o Instituto esteve fechado. Motta agradeceu a confiança de todos para que o serviço fosse restabelecido. “Com isso, ganham todos, a partir do momento em que a população não deverá ser deslocada para pontos distantes da fronteira”, garantiu.
Junto ao grupo, o prefeito Luiz Augusto Schneider disse que a Saúde Pública de Uruguaiana conquista uma grande vitória com o credenciamento dos Serviços de Alta Complexidade em Cardiologia junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Para o bem da comunidade, prevaleceu o bom senso e o espírito público”, finalizou. 
O fechamento do INCAR ocorreu em virtude da perseguição de Sanchotene ao grupo de médicos que atuam no local. A ira de Sanchotene surgiu após os médicos denunciarem irregularidades da gestão hospitalar de sua protegida, Ana Del Lito. 

0 comentários: