segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

Carnaval é assunto de estado

Mudou a lei, os bombeiros não sabem dizer outra coisa, aliás, o Corpo de Bombeiros volta a ser coadjuvante neste assunto de representação da lei. Seus dias de protagonismo terminaram com a interdição dos ambientes carnavalescos. Mudou a lei, é o que mandam dizer a quem quer que seja em busca de informações a respeito do levantamento das exigências da lei de prevenção contra incêndio. A informação não é mais disposta pelos homens do fogo. Carnaval não é mais para qualquer um. Esse assunto agora é assunto de segurança pública.

Circula nos ambientes carnavalescos a informação de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado teria mandado mudar o entendimento de exigências e fiscalizações na lei de prevenção de incêndio. Dizem os cartolas e representantes que esta decisão estadual se dá porque o carnaval da capital, a exemplo do nosso, estaria comprometido, no caso deles, mais que o nosso, porque começa agora. Tudo indica que mexeram os pauzinhos.

Carnaval é assunto de segurança pública, este enredo é novo. Por ser novidade, não é de domínio público, apesar de ser de proveito público. Neste momento ninguém assume a paternidade dos movimentos carnavalescos em seus lugares de concentração e ensaio. O que se comemora agora é que, de 10 itens exigidos anteriormente na prevenção de incêndio, basta apenas o cumprimento de apenas um para que a Escola ou Ambiente Carnavalesco, ou qualquer ambiente que esteja sujeito à legislação seja liberado por cumprimento das obrigações até então exigidas.

Aqui ninguém sabe de nada. A cartolagem do carnaval prefere não tocar no assunto e recuperar o tempo perdido. Os bombeiros parecem um velho disco de vinil arranhado, o long play, ‘’mudou a lei, mudou a lei, mudou a lei’’. Como essas decisões são segredos de estado, ninguém sabe como veio, quem a repassou e quem hoje garante o cumprimento delas, carnaval agora é segredo de estado. É assunto de segurança pública.

Tudo indica que não teremos mais a possibilidade de termos julgadores vindos do carnaval de São Paulo. Isso não é informação, é vazamento. O espírito de segurança pública imposto, agora oficialmente, na folia vem de encontro com este comportamento praticado por todas as esferas carnavalescas de Uruguaiana. A maioria dos resultados do nosso carnaval só são públicos depois de encerrado o carnaval. Com esta normativa da segurança pública, esses agregados postos na direção de carnaval por determinação política sentem-se donos da razão e da verdade. Falar pra que? Informar pra que?

O que se sabe é que os jurados vêm de fora, não se sabe em que circunstâncias, aliás, isso parece não preocupar, afinal de contas este até agora tem sido o menor dos problemas do carnaval de Uruguaiana.

Além do que, sem esse esquema existente nos nossos últimos carnavais, não temos nem capacidade de fazer a apuração, afinal de contas é tudo por conta dos agregados.

0 comentários: