terça-feira, 21 de outubro de 2014

2ª etapa de vacinação para prevenir a febre aftosa inicia em novembro


Inicia em 3 de novembro, a segunda etapa anual da “Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa”, em rebanhos bovinos e bubalinos de Uruguaiana. O objetivo da imunização é garantir que o Rio Grande do Sul continue com a certificação internacional de área livre aftosa com vacinação. A meta do governo é imunizar quase 14 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em todo o Estado.
A primeira etapa ocorreu entre os meses de maio e junho. Pecuaristas e agricultores familiares enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberão doses gratuitas da vacina. Segundo o governo, foram investidos R$ 8,5 milhões na aquisição de 5,5 milhões de vacinas.
Os últimos casos da doença no estado foram registrados em Joia, no Noroeste, há cerca de 14 anos. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, nos anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos confirmados de febre aftosa em diversos municípios gaúchos. Houve sacrifício de mais de 26 mil animais e gasto de cerca de R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença De lá pra cá, o Estado conseguiu combater a doença.

0 comentários: