terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cirurgias eletivas: Município bancará a Santa Casa mais uma vez


O diretor da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, o advogado de instituição, Eduardo Velo e o secretário de Governo, Fernando César Alves, representando o prefeito Luiz Augusto Schneider, estiveram na Câmara de Vereadores na quinta-feira, 16/10, para discutir sobre a retomada das cirurgias eletivas no nosocômio – aquelas que não consideradas de urgência ou emergência – pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mesmo sendo responsabilidade da Santa Casa de Caridade – o município participa financeiramente apenas nos setores de pronto atendimento, banco de sangue e clínica renal – as cirurgias estavam paradas, segundo o Hospital, porque havia a necessidade de complemento de verba por parte do município. O convenio entre a instituição e a Prefeitura teve fim em 2013.
Visando dar um fim ao impasse, Fernando Alves anunciou que o Executivo irá firmar um novo termo de convênio com a Santa Casa, destinando verbas do município para complementar os valores remuneratórios para os médicos, que alegam ser impossível trabalham apenas com a remuneração do SUS. São R$ 40 mil mensais das receitas das instituições para realização dos procedimentos.
Nas manifestações, foi esclarecido que ainda serão realizadas cirurgias desse tipo em outros municípios, em razão das especialidades ofertadas pelo SUS e citado o projeto em tramitação no Governo Estadual para obtenção de recursos específicos na área.

0 comentários: