quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2236

Vai entender I
Continua conturbada a vida da Escola Mário Quintana. Quando inaugurada, para a direção foi nomeada uma professora novata. Novata, mas com bom desempenho na Castelo Branco, só que na sala de recursos.

Vai entender II
Na época de eleição, a novata, pensando em manter a boquinha, botou as garras de fora e intimidou as colegas que se candidataram ao cargo, tanto que estas desistiram. Levou nos dedos. Delmar nomeou diretora a prof. Denise Clausel, com Maria Aparecida de vice. Elas se conheceram no dia da posse. 

Vai entender III
Denise dirigiu a Tia Nina em 2013. Neste ano, inverteu os papéis com sua vice e foram eleitas. A gestão da Tia Nina em 2013 foi temerária. Entre os professores, há estranheza quando aos critérios de distribuição de cargos, e quanto ao sumiço de professores competentes que estão afastados da gestão escolar.

Justiça do Trabalho
O Tribunal Superior do Trabalho recebeu 293 mil recursos no ano de 2013, 30% a mais do que no ano anterior. Mesmo julgando 250 processos no ano que findou, o Tribunal não conseguiu dar conta da demanda.

Polícia Federal I
A Polícia Federal retificou novamente o edital do concurso público que objetiva o provimento de 566 vagas de nível médio e superior. Esta é a terceira retificação. 

Polícia Federal II
Os profissionais aprovados nestas funções disponíveis para nível superior, como psicólogo (3) e assistente social (6 + 1 PNE), devem atuar em Brasília (DF). As 534 vagas para nível médio devem ser destinadas para as demais Unidades Federativas. Para o RS está previsto o preenchimento de 15 vagas mais uma para portador de necessidades especiais.

Comissão da Verdade
Depois da midiática exumação do Corpo do ex-presidente João Goulart para investigações sobre a verdadeira causa de sua morte, a Comissão da Verdade, em seu último ano de funcionamento, pretende aumentar o número de depoimentos de ex-militares acusados de crimes na ditadura. Maurício Lopes Lima, conhecido por ter torturado a presidente Dilma Rousseff poderá ser ouvido ainda neste mês.

Ensino Superior
O projeto de lei do Senado que fixa normas de organização, funcionamento e avaliação da educação superior pública e privada está com parecer favorável pronto para ser assinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto propõe a criação do Sistema Federal de Educação Superior e do Plano Nacional de Educação Superior. A organização acadêmica do setor, suas modalidades, requisitos e estrutura são tópicos abordados.

Comissões I
A comissão especial temporária do Senado, responsável por analisar matérias em tramitação no Senado que tratam de segurança pública terá até o dia 9/2 para a conclusão de parecer sobre 44 propostas. Instalada em outubro, a comissão tinha inicialmente 90 dias de prazo, mas foi necessário prorrogar os trabalhos em função do fim da sessão legislativa, em 22 de dezembro.

Comissões II
A Comissão Temporária de Segurança Pública já realizou 11 reuniões. O financiamento e a unificação das polícias civil e militar; o controle rígido das armas; a atenção ao cidadão e à vítima; a vigilância privada; e a Defesa Civil foram temas debatidos nas audiências públicas que reuniram autoridades e especialistas na área.

Horário especial
O horário de expediente do Judiciário gaúcho será alterado durante os meses de janeiro e fevereiro, por determinação do presidente do Tribunal de Justiça. Nas segundas-feiras, a jornada de trabalho será das 12h às 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas, o horário será das 8h às 15h. Não haverá prejuízo do regime de plantão e das audiências já designadas. Já na quarta-feira de cinzas, 5/3, o expediente será das 12h às 19h, de forma ininterrupta, também sem prejuízo do regime de plantão e das audiências designadas.

Não é bem assim, Excelência
O Tribunal de Justiça anulou sentença condenatória de uma juíza de Teotônia, por entender que a magistrada se excedeu e não manteve a imparcialidade em processo que resultou na condenação de dois homens por tráfico. No vídeo, a juíza assume tom ameaçador ao advertir as testemunhas de defesa sobre a obrigação de falar a verdade. Com os policiais que depuseram a historia foi outra e o delegado de polícia sequer foi advertido.

Profecia I
Nosso leitor transcendental “Grão-Mago Isaias”, em 27 de dezembro, nos dizia: “Saúde: Os registros apontam para graves registros nesta área ao longo de 2014, onde sérios problemas de manutenção do setor dificultarão a vida dos uruguaianenses de uma forma nunca vista até então, causando um verdadeiro caos e muita inconformidade com as consequências de situações que virão a ocorrer e afetarão completamente à população.”

Profecia II
Sindicâncias... incêndios... ainda estamos em janeiro, e todos sabemos que a Santa Casa, pelo menos à época de Lauro Delgado, possuía uma caixa preta que, se aberta à população, deixaria Uruguaiana aterrorizada.

Medinho

Mauro Brum tá na risca do pênalti. Depois de falar demais, e agir de menos, procura mostrar serviço. Escolheu uma rede social pra que o chefe veja ele em ação. Não quis deixar o relatório por conta dos “mui amigos”.

Cavalos
Durante a noite de domingo, 5/1, quando muitas famílias transitavam de carro no centro da cidade, uma família de cavalos passeava pelas ruas centrais. Os animais subiram a Rua Santana em sentido bairro/centro até a Praça Barão do Rio Branco.

Fórum
O Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul pode até ter retornado do recesso, mas o telefone do Fórum de Uruguaiana ainda não. Durante manhã de segunda-feira, 6/1, quem tentou ligação para o Órgão não foi atendido.

Sisu
Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), única forma de ingresso na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A instituição de ensino oferece mais de mil vagas e, para concorrer, os candidatos devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 10, no site do Sisu.

0 comentários: