quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Princípio de incêndio na Pediatria gera pânico

Apesar de controlado rapidamente, o princípio de incêndio, que atingiu a ala do Sistema Único de Saúde da Maternidade da Santa Casa de Caridade, no final da manhã deste domingo (5), causou grande susto aos pacientes de um dos andares que precisaram ser retirados do prédio ás pressas. A ala onde o acidente ocorreu começou a ser utilizada durante o mês de dezembro e não havia pacientes internados no momento do fato, porém a forte fumaça fez com que por precaução, oito pacientes que estavam sendo atendidos na Pediatria da Santa Casa (2º andar) fossem removidos do setor apenas por precaução. Os pacientes que necessitavam da manutenção de soro ou oxigênio foram retirados do prédio. Essas pessoas ficaram junto à pracinha, sob supervisão médica, onde aguardaram a liberação da Pediatria para o retorno. O pavor das mães foi geral. Elas temiam pela segurança das crianças, que por sorte foram retiradas do prédio sem que a fumaça inalada fosse suficiente para causar problemas. Apenas um paciente, que necessitou de um aparelho de oxigênio especial, foi encaminhado para a UTI Pediátrica para receber o atendimento necessário. Também como medida de precaução. A equipe de segurança da Santa Casa foi a primeira a chegar ao local e a combater diretamente o início do fogo. A rápida ação do quadro funcional, que é treinado para isso, foi fundamental para que se controlasse por completo o sinistro. 
Ainda não há confirmação oficial da causa do princípio do sinistro, mas a equipe do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana acredita, através de avaliações realizadas no local, que o fogo possa ter se originado a partir de um curto-circuito na fiação elétrica disposta sobre o teto do setor. 
De acordo com a Administração do Hospital o Plano de Prevenção à Incêndio da Santa Casa já foi encaminhado à Corporação de Bombeiros para a avaliação e posterior vistoria do prédio para as adequações necessárias que foram solicitadas. A intenção é buscar formas de atendimento a todas as normas de segurança existentes hoje no país. Em 2014, é intenção do hospital, é treinar, no mínimo, cinco profissionais por departamento, para que seja formada a Brigada de Emergência da Santa Casa de Caridade, para que em situações de crise, esses profissionais possam estar à frente do combate a problemas desse porte.

0 comentários: