quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Poeta Luiz de Miranda é indicado ao Nobel pelo 2º ano consecutivo

O poeta Luiz de Miranda acaba de ser indicado ao prêmio Nobel de Literatura pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, quem assina o documento são as Faculdades QI, com 19 unidades e 900 colaboradores no Rio Grande do Sul. O poeta, aos 68 anos de idade, já publicou 4.012 páginas de poesia por editoras comerciais, um recorde mundial, visto que Pablo Neruda lançou 2.080, e Ezra Pound, um poucomais de 700. Além disso, Luiz de Miranda publicou 31 volumes de poemas, contabilizando 35 livros. Participou de 25 antologias, mereceu 29 prêmios, sendo 13 Prêmios no Exterior: 4 (USA), 2 (França), 1 (Itália), 2 (Panamá), 2 (Paraguai), 2 (Argentina). Considerado um dos maiores poetas do mundo, como se lê:
“Luiz de Miranda, com Cantos de Sesmaria, canta sua terra, e faz dela um canto universal, tornando-se um dos maiores poetas do mundo” Paris, 2003, José Augusto Seabra, considerado a maior autoridade no mundo em Fernando Pessoa, ex-Ministro da Educação de Portugal.
“Miranda é o grande poeta épico que transforma o eu pessoal em coletivo, a voz individual na voz de um povo.
Dá prosseguimento ao que fez Rubén Darío, seguido por Gabriela Mistral e Pablo Neruda. É uma voz única na América Latina”.
Madrid, 2005: Perfecto Cuadrado - Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2008 - Lisboa.
“Chega com Nunca Mais Seremos os Mesmos ao topo mágico dos grandes poetas. És uma das mais poderosas poéticas do mundo atual.” Rio de Janeiro, 2005 - Gerardo Mello Mourão.

0 comentários: