sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Atividades marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS


A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor DST/AIDS, em conjunto com o Programa Municipal HIV/AIDS de Paso de Los Libres e a Comissão Binacional do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV/AIDS nos espaços fronteiriços do Mercosul, enfatizam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, onde homenageamos a luta de milhões de pessoas que vivem com HIV/AIDS. A responsável pelo Programa Municipal DST/AIDS, psicóloga Maria Aparecida Bofill convida ao público em geral para participar da atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, através da VIII Caminhada Municipal e VI Caminhada Binacional Uruguaiana-Libres, que será realizada na segunda-feira, dia 02 de dezembro, a partir das 8h30min, com concentração de pessoas comprometidas com a causa na frente da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Presidente Vargas, para realizarmos uma caminhada até a cabeceira da Ponte Internacional, onde será formado um Laço Humano, símbolo de solidariedade e comprometimento de luta contra a AIDS. 
Confira a programação: quinta-feira, dia 28/11 – Lançamento Dia Mundial Luta contra a AIDS- Campanha Fique Sabendo – Teste Rápido no CTA e Unidades de Saúde – SMS – manhã e tarde; Campanha de Prevenção Fique Sabendo no Campus Unipampa com Universitários da Unipampa - 8h às 12h; Prevenção HIV/AIDS na VII Mostra Pedagógica Escola Lilia Guimarães - 8h às 12h. No sábado, dia 30/11, Prevenção HIV/AIDS na 8º; aniversário do Centro Esportivo Zona Leste - 15h às 19h. No domingo, dia 01/12 - Prevenção HIV/AIDS na Praça do Barão, panfletagem e distribuição de preservativos, - 19h às 21h; na segunda-feira, dia 02/12 - VIII Caminhada Municipal e VI Caminhada Binacional Uruguaiana - Libres alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – Concentração em frente da SMS às 8h30min; dias 02 e 03/12 - II Encontro Regional da RNP+Brasil/RS/ NRE 7° Uruguaiana da Fronteira Oeste, III Encontro Municipal RNP+BRASIL RS/Uruguaiana e III Encontro Binacional da RNP+RS Brasil e Argentina. Na quarta-feira, dia 04/12 - Campanha Fique Sabendo - Prevenção HIV/AIDS e testagem na Zona Rural - Itapitocai, Passo do Leão, Escola Crespo de Oliveira; dia 05/12 - Capacitação HIV/AIDS com adolescentes Multiplicadores do SPE na Comunidade Cabo Luis Quevedo; e Capacitação em HIV/AIDS e Testes Rápidos de HIV e Sífilis com o Consultório de Rua – Setor DST/AIDS -14h30m às 17h.

Testagem rápida 
A secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos informa que, nos próximos dias, o Ministério da Saúde divulgará a redução dos índices de incidência de AIDS em Uruguaiana. No último levantamento, Uruguaiana ocupava o 9º. lugar na Região Sul e o 4º no Estado do Rio Grande do Sul. Agora não aparece nem nos 20 municípios destacados na Região Sul. Desde junho de 2013, o Governo Municipal implantou a testagem rápida em todas as unidades de saúde visando o combate ao HIV e a Sífilis. Estes testes ajudam no diagnóstico precoce, possibilitando o início imediato do tratamento e a redução na taxa de mortalidade. Em Uruguaiana, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente 1,2 mil pessoas estão vivendo com HIV e AIDS.

0 comentários: