sábado, 9 de abril de 2011

Conab prevê colheita de 10,657 milhões de toneladas de soja no Estado

Com a estabilidade do clima, que permitiu análise mais concreta da safra de verão, a Conab revisou para cima as projeções para arroz, milho e soja no Rio Grande do Sul. O levantamento divulgado ontem projeta volume de 27,40 milhões de toneladas (t) de grãos, contra 25,39 milhões de t na safra passada, incluindo feijão, trigo e demais culturas.
Segundo Ernesto Irgang, da Conab, os números deverão ser mais positivos até maio. Pela pesquisa divulgada ontem, a soja, carro-chefe da produção agrícola gaúcha, mantém robustez. A previsão é de uma produção de 10,657 milhões de toneladas, obtidas com a produtividade de 2.609 quilos por hectare em 4,08 milhões de hectares. O estudo, realizado entre 21 e 25 de março, não computa as chuvas da semana passada.
Segundo o consultor Fernando Muraro, da AgRural, a confirmação das excelentes produtividades da oleaginosa na região Sul do país compensa as perdas no Centro-Oeste e Sudeste, onde a chuva destruiu lavouras, e mantém a expectativa de que a produção nacional chegue ao recorde de 72,23 milhões de toneladas.
Para o Estado, Muraro faz uma estimativa superior à da Conab, ao prever produção de 11,1 milhões de toneladas de soja, com produtividade média de 45 sacas por hectare, apesar do temor causado com as chuvas da semana passada. Segundo ele, o mesmo ocorre em SC e no PR.

0 comentários: