sábado, 9 de abril de 2011

RS terá 535 escolas estaduais com tempo integral em 2011

O número de escolas da rede estadual de ensino inscritas no programa Mais Educação - que oferece atividades em dois turnos - vai aumentar de 238 para 535 ao longo deste ano. Atendida a expectativa, o programa do Governo Federal implementado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alcançará, apenas em 2011, a metade da meta do governo federal de implantar o turno integral em 50% das escolas públicas. No Rio Grande do Sul, o Programa foi implantado em 2007, em 49 escolas.
De acordo com Simone Nunes, assessora estadual do Programa Mais Educação - Projeto Escola de Tempo Integral da Coordenação de Programas e Projetos Especiais (CPPE) do Departamento Pedagógico da Seduc, até 2010 apenas 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) possuíam escolas no Programa. Em 2011, ele alcançará todas as CREs do Estado. "O Mais Educação é uma prioridade, por isso verificamos este salto na ampliação do programa", enfatiza Simone. Em fevereiro, o CPPE organizou a Caravana Mais Educação ao interior do Estado, divulgando e mobilizando a comunidade escolar para adesão ao programa.

O Mais Educação
O Programa Mais Educação foi instituído no País em 2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como estratégia do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Integram o programa os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, do Esporte, da cultura e da Defesa, além da Controladoria Geral da União.
O programa promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre profissionais da educação e de outras áreas, além das famílias e outros atores sociais, sob coordenação da escola e de professores. Além da ampliação do tempo do aluno na escola e qualificação da sua alimentação diária, no RS o programa tem promovido melhoria da infraestrutura de escolas e ampliação de carga horária de professores, gerado renda a oficineiros e melhorado a vida das famílias dos mais de 26 mil alunos matriculados nas escolas com o Mais Educação. "O filho do trabalhador passa a ter novas oportunidades nas áreas de esporte, da cultura e das artes, por exemplo", resume a assessora. Em 2010, o MEC repassou diretamente às escolas recursos para desenvolver o Programa totalizando mais de R$ 8 milhões.

0 comentários: