sábado, 9 de abril de 2011

Alemães propõem firmar uma parceria na área de biogás

Através da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, instituições germânicas envolvidas com a produção de biogás estão se aproximando de produtores e do governo gaúcho para realizar uma troca de experiências nesse setor. O país europeu, nessa iniciativa, pretende fornecer a tecnologia necessária para o aproveitamento do combustível.
Para promover esse intercâmbio, a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre iniciou ontem o Simpósio Internacional de Biogás que será finalizado hoje no Novotel Porto Alegre. O gerente-adjunto e de Relações Internacionais da entidade, Dietmar Sukop, lembra que em 2010 o subsecretário de Agricultura do estado alemão da Baixa Saxônia visitou o Rio Grande do Sul, durante a Expodireto. Na ocasião ele percebeu o interesse mútuo sobre o assunto.
Sukop aponta que o Estado tem potencial para gerar biogás a partir de dejetos da suinocultura, de gado ou até mesmo da casca de arroz. Ele acrescenta que o produto pode ser utilizado na geração de energia elétrica ou térmica, como gás de cozinha ou combustível para veículos. Além disso, como os dejetos representam um grave problema ambiental, o uso do material na produção de biogás pode ser enquadrado para receber recursos no mercado de crédito de carbono.
O gerente do Centro de Pesquisas de Biomassa da Alemanha (DBFZ), Jens Giersdorf, relata que a Baixa Saxônia é um dos principais estados alemães na geração de biogás. Ele informa que o governo germânico incentiva a prática através de uma lei de apoio a energias renováveis. "A compra da eletricidade, pelas empresas de distribuição de energia, é garantida", comenta Giersdorf. Ele calcula que, desde 2005, mais que dobrou a produção de biogás na Alemanha.
No ano passado, as usinas de biogás da Baixa Saxônia, com uma potência elétrica instalada de 460 MW (cerca de 12% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul), produziram cerca de 3,7 MWh de eletricidade. Em 2011, em torno de 1.080 usinas de biogás estavam em funcionamento na região.
Hoje será promovida uma rodada de negócios entre empresários gaúchos e alemães do estado da Baixa Saxônia. Participarão do evento cinco empresas alemãs fabricantes de unidades de biogás; da área de consultoria em técnica de produção para genética bovina e suína; de motores para usinas de biogás e de beneficiamento e armazenagem de grãos.

0 comentários: