terça-feira, 26 de setembro de 2017

Santa Casa busca parceria com o Hospital de Câncer de Barretos

Mantido pela Fundação Pio XII, o Hospital de Câncer de Barretos é considerado a maior instituição oncológica do país contando com unidades espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo três hospitais em Barretos, Jales e Porto Velho, Rondônia, além de unidades fixas de prevenção ao câncer em Campinas, Fernandópolis, Campo Grande, Nova Andradina e Juazeiro. Com uma média de 4 100 atendimentos a pacientes por dia e mais de 400 médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva, é o hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades.
Por tudo isso, gestores do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, estiveram em Barretos, buscando subsídios para que uma possível parceria entre as instituições venha a acontecer a médio prazo. 

Barretos
O hospital de Câncer de Barretos possui um complexo que realiza 1,2 milhão de atendimentos por ano. São 134 000 metros quadrados de área construída nas cidades com unidades. Conta também com 11 unidades móveis – carretas equipadas com mamógrafos. Em 2015 a instituição realizou 98 mil exames em 200 municípios. É mantido, em grande parte, com doações da sociedade por meio de comunidades que fazem doações, leilões ou por organizações. Tem custo mensal de 23 milhões de reais, recebendo do SUS cerca de 14 milhões. São cerca de 30 milhões de reais em donativos por ano.

Gestão
O provedor da Santa Casa, advogado Eduardo Velo; o diretor administrativo financeiro, administrador Geovane Cravo; e o diretor assistencial, médico Diego Kleinubing; foram recebidos pelo presidente da instituição, Henrique Prata. “É uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento”, disse Velo, após a visita a Barretos. “Por isso, a importância de estarmos buscando a parceria e a aproximação com o desenvolvimento de projetos conjuntos”, explica.
Em um primeiro momento, a possível parceria entre as duas instituições poderia contemplar um projeto de prevenção oncológica feminina, auxiliando ainda mais o trabalho desenvolvido em Uruguaiana, ampliando o tratamento às pacientes atendidas pelo Serviço de Alta Complexidade em Oncologia desenvolvido pela Santa Casa de Uruguaiana. 

Projeto
Os diretores uruguaianenses puderam, a partir da visita, conhecer a realidade de trabalho implantada no HCB e terem contato direto com as inúmeras formas de desenvolvimento de possíveis parcerias, além de acessarem um vasto conhecimento de possibilidades de captação de recursos que poderão ser utilizados na montagem de estruturas necessárias para a concretização da integração entre ambas as instituições.
O HCB é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento. Ao lado do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foi eleito em pesquisa popular o melhor hospital conveniado ao SUS do Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento.
A intenção da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana é reunir possibilidade de, a partir de 2018, conseguir firmar o acordo que concretizará a parceria com o HCB.
Com colaboração do Jornalista Everaldo Jacques.

0 comentários: