terça-feira, 26 de setembro de 2017

Brasil, Argentina e Uruguai: Encontro discutirá desenvolvimento e integração em Bella Unión

Acontece na próxima quinta-feira, 28/9, o Encontro Trinacional, organizado pela Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí e pelo Movimento Pró-Comitê da Fronteira Trinacional. Estarão reunidas autoridades políticas da Barra, de Bella Unión (Uruguai) e de Monte Caseros (Argentina). A programação começa às 9hm e o encontro acontecerá na prefeitura da cidade uruguaia.
O encontro tem como objetivo reunir grupos técnicos por eixos para tratar os problemas enfrentados pelas cidades de fronteira e sistematizar um conjunto de ações e projetos que possam promover o desenvolvimento e a integração desta região. Os temas a serem tratados são: meio ambiente, cultura e turismo; saúde; educação e desporto; e segurança.
Por se tratar de assuntos de interesse transfronteiriço, além da participação de autoridades e atores locais o evento contará com a participação das instituições de ensino dos três países, de representantes dos governos do Brasil, Uruguai e Argentina, do Estado do Rio Grande do Sul, do Departamento de Artigas e da Província de Corrientes, de deputados, do observatório de Fronteiras/CEFIR e da sociedade civil organizada.
Ainda, as propostas aprovadas servirão como material de referência a ser apresentadas no Seminário “Fronteiras do Brasil: uma avaliação do Arco-Sul”, evento organizado pelo Governo Federal, através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos ministérios do Planejamento e da Integração Nacional. Este seminário ocorrerá em Uruguaiana, nos dias 22 a 23 de novembro.
Ao final do encontro também se sistematizará um Documento (Carta de Intenções), que será encaminhado aos Governos do Brasil, Uruguai e Argentina e Mercosul.

Gabriela Barcellos

0 comentários: