terça-feira, 26 de setembro de 2017

Instalados equipamentos para alerta de desastres naturais em Uruguaiana

Créditos: ASCOM/PMU
Foram instalados três pluviômetros que tem a função de alertar sobre desastres naturais em Uruguaiana. Um na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), outro em São Marcos e o terceiro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo.
Os equipamentos foram instalados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e, fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Município, Paulo Wholters, a instalação vai possibilitar ter informação precisa das chuvas ocorridas nos locais. “Com os equipamentos conseguiremos ter um planejamento para que possamos fazer a remoção das pessoas que estão em áreas de risco”, comentou.
No dia 10 de outubro, durante o “Dia D” da Semana Nacional de Redução de Desastres, a 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil estará desenvolvendo atividades como palestras em escolas, seminário e simulados. O objetivo da ação é aumentar o senso de percepção de risco, mediante mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparatória, principalmente em comunidades que vivem em áreas de risco.
Após viver a segunda maior enchente de Uruguaiana, o Prefeito Municipal, Ronnie Mello, ressaltou que os equipamentos são de extrema importância, não apenas para Uruguaiana, mas também para a Fronteira Oeste que é atingida por enchentes e tempestades. “Sabemos que os desastres naturais estão presentes em todas as partes do mundo e, em Uruguaiana, não é diferente. Temos enchentes, inundações, destelhamentos, ocorridos por esses fenômenos da natureza. Agora com a instalação dos modernos equipamentos estaremos assegurados de quando eles vão ocorrer e, assim, ajudar famílias que correm risco”, salientou.

Larissa Vargas

0 comentários: