quarta-feira, 5 de julho de 2017

Cerca de 20 mil pessoas já realizaram o cadastramento biométrico

Mesmo não sendo obrigatória a biometria, Cartório Eleitoral realiza chamamento. O objetivo é evitar filas. 

Você sabia que até 2022, todos os eleitores brasileiros terão de fazer o cadastramento biométrico? Diante disso, o Cartório Eleitoral de Uruguaiana está realizando um chamamento por meio da distribuição de folders em diversos locais do município visando a antecipação do cadastro biométrico.
Quem passou por lugares como a estação rodoviária percebeu que alguns cartazes foram fixados em pontos estratégicos. Neles há a seguinte informação: “A Digital de cada um faz a diferença. Vem pra biometria, não pode faltar ninguém. Se você ainda não fez a biometria, antecipe seu comparecimento e evite filas. Para isso, agende seu atendimento pelo www.tre-rs.jus.br. Compareça ao cartório eleitoral com os seguintes documentos: documento de identidade com foto e comprovante de residência (últimos três meses)”. 
Conforme a chefe de Cartório da 57ª Zona Eleitoral, Aline Maciel, apesar do chamamento, poucas pessoas comparecem ao local para fazer o cadastro. “Temos quatro pontos de atendimento simultâneo, mas o movimento é baixo”, falou. Sobre o agendamento do atendimento, a chefe de Cartório disse que o mesmo serve para organizar o trabalho e evitar filas. “O eleitor marca no site o horário que pode comparecer e terá atendimento prioritário perante os demais que ali estão. Isso somente não acontecerá diante dos grupos prioritários como idosos, gestantes, entre outros”, comentou. O trabalho leva aproximadamente 15 minutos para ser realizado. 
Maciel frisou que o período de revisão e cadastro ainda não foi definido. “Como estamos fora de um período eleitoral e temos maior disponibilidade de tempo, aproveitamos para fazer esse convite. Não estamos na campanha ainda, logo, o eleitor não vai ter o título cancelado”, salientou. 
Até a manhã de ontem, 4/7, do total de votantes do munícipio que é aproximadamente 90 mil pessoas, somente pouco mais de 23% das pessoas tinham a biometria cadastrada. “Em Uruguaiana, temos um total eleitorado de 88 083 pessoas. Dessas, 20 746 pessoas possuem o cadastro biométrico”, disse.
O Cartório fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, nº 3384. Diariamente, o local funciona das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (55) 3412-5812.
Karine Ruviaro

0 comentários: