quinta-feira, 11 de maio de 2017

Uso de Medicamentos é tema de atividades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ontem, 10/5, em frente à Farmácia Básica do Município, na antiga Estação Férrea, uma ação alusiva a Semana do Uso Racional de Medicamentos. A ação ofertou alguns serviços farmacêuticos como aferição da Pressão Arterial, verificação de glicemia capilar, oferta de testes rápidos (Hep B e C, HIV, Sífilis), orientação sobre uso racional de medicamentos, assim como tirou dúvidas e passou cuidados necessários para se ter uma vida saudável.
O Projeto DANTS (Projeto de Saúde, Prevenção e Agravos não Transmissíveis) também esteve no local. Em Uruguaiana, o projeto oferece a comunidade, práticas de prevenção e promoção à saúde da população - com a ajuda dos profissionais de educação física que integram o projeto - por meio de atividades três vezes na semana em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, o projeto busca a saúde em todos os seus aspectos, ou seja, saúde física, saúde mental e social, e consequentemente combate o uso de fármacos em nossa cidade.
A programação da Semana do Uso Racional de Medicamentos continua hoje, 11/5, com mais atividades (distribuição de folders e conversa sobre uso racional de medicamentos) na sala de espera na Farmácia Básica, na Policlínica Adulto, na Policlínica Infantil, bem como na sala de espera do Setor de DST/AIDS e Tuberculose.
 As atividades estão sendo desenvolvidas e coordenadas pelas farmacêuticas da SMS e pelo curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Karine Ruviaro

0 comentários: