quinta-feira, 11 de maio de 2017

Instituído Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase

O projeto de lei que instituía o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 9/5. A matéria é de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB) e promove ações de conscientização e prevenção, conhecimento e tratamento da doença.
O projeto prevê a realização de exame para diagnóstico; desenvolvimento de um sistema de informações e acompanhamento dos casos e estabelecimento de uma rede de apoio psicológico aos pacientes. As ações devem ser realizadas pela rede pública municipal de saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores da doença. Também foi destacada a necessária realização de campanhas de esclarecimento sobre a psoríase, com criação de cartilhas explicativas e divulgação dos endereços das unidades de atendimento.
“A psoríase está associada a um maior risco de desenvolver artrite psoriática, linfomas, doenças cardiovasculares, doença de Crohn e depressão. Não se sabe ainda o que a provoca, mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa”, considerou a Vereadora sobre a importância do projeto de conscientização. “Disseminar informação sobre a doença é a melhor maneira de combater o preconceito. Algumas vezes, os portadores são vítimas de comentários preconceituosos, e podem ser isolados dos grupos”, concluiu.
Gabriela Barcellos

0 comentários: