sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Painel Ed.2639

Noite da Pecuária
O evento Noite da Pecuária, produzido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com o Sindicato Rural, chegou a sua 27ª edição nesta segunda-feira, 1/8. O tema da noite foi ‘A nova geração do agronegócio, abordado por Bernardo Fagundes, da estância Quatro Folhas e integrante da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Uruguaiana; Ignácio Tellechea, da Cabanha Rincon del Sarandy e presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares; e Manolo Machado Maciel, da Silo Verde e Startup Tecnosinos, de São Leopoldo. O trio ministrou as palestras ‘O jovem e seu papel sindical’, ‘O jovem e seu papel institucional’ e ‘O jovem empreendedor rural e seu papel para inovação’, respectivamente.

Freio Jovem

Estão abertas as inscrições para a final do Freio Jovem. Os ranqueados para a disputa devem confirmar sua participação até o dia 15, através do site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A lista de habilitados a competir na decisão e o ranking da modalidade no ciclo 2016 também está disponível no site. O Freio Jovem a competição semelhante ao Freio de Ouro, mas destinada a crianças e adolescentes de ambos os sexos. A final nacional acontece durante a Expointer 2016, entre os dias três e cinco de setembro, em Esteio.

Gira Anual
Entre os dias 12 e 13 acontece a II Gira Anual do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Unipampa. São várias palestras que abordam, entre outros, ‘Administrando os Recursos Forrageiros: Pastos e Pastagens’, ‘Carrapatos: Um desafio à Pecuária’, ‘Manejo Nutricional de Ovinos em Pastagens’ e ‘Alimentos Conservados para Ruminantes’. O encerramento será com um Dia de Campo e cases de sucesso na Estância Quatro Folhas.

Parcelamento I
O agravo regimental interposto pelo Governo do Estado contra a decisão do Tribunal de Justiça, que proibiu o parcelamento dos salários dos servidores em ação movida pela Federação Sindical dos Servidores do Estado do RS já está tramitando no STF. O presidente, ministro Ricardo Lewandowski, o rejeitou e alertou que o governo pode até sofrer intervenção pelo descumprimento da sua decisão liminar.

Parcelamento II
Entretanto, o julgamento foi suspenso, pois Teori Zavascki pediu vista do processo alegando precisar de mais tempo para analisar as consequências da rejeição. No entanto ele deve votar contra o parcelamento. Edson Fachin e Marco Aurélio Mello anteciparam o voto e acompanharam Levandowski. Já Rosa Weber pediu suspeição do processo por ser gaúcha.

Parcelamento III
O Estado reivindica a suspensão de uma liminar expedida pela Justiça gaúcha em favor do pagamento integral dos salários. O Órgão Especial do TJ concedeu decisão em maio impedindo o pagamento fracionado dos vencimentos a 16 entidades sindicais.

EUA I
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi e a embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, trocaram as Cartas de Reconhecimento de Equivalência dos Controles de Carne Bovina, que marcam a abertura de mercado para carnes in natura entre os dois países.

EUA II
O Governo Federal está otimista com a abertura do mercado norte-americano, que deve elevar a produção da carne bovina e, em consequência, contribuir para a geração de emprego no setor, além de ser um facilitador para o Brasil conquistar outros mercados.

Fiscais
Os fiscais federais agropecuários ganharam uma nova denominação para sua carreira. Desde a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (29/7), eles são chamados de auditores fiscais federais agropecuários.

Vagas no Sine
Auxiliar de depósito – material de construção........................ 1
Chefe de departamento de pessoal - contabilidade................. 1
Coordenador de ensino........................................................... 1
Eletricista de instalações de veículos automotores (auxiliar). 1

Danças
Acontece no dia três de setembro, o I Encontro de Danças Árabes da Fronteira Oeste, no auditório do Colégio Marista Sant’Ana. O evento, que terá a presença de Amelize Mattos, Fernanda Mansur, Imad Sleinan e Monica Mahasin, é composto por worshop e show.

Maria da Penha I
O Poder Judiciário realiza no próximo dia oito, extensa programação alusiva à Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o trema A Lei Maria da Penha. A programação acontece a partir das 14h. Na primeira parte do evento, palestrarão o promotor de Justiça criminal, Luiz Antônio Barbará Dias, sobre a atuação do Ministério Público; a defensora pública Suzana Velo, sobre as medidas protetivas de urgência; e a coordenadora do Serviço de Apoio a Mulher Vítima de Violência, Cilma Bitencourt, sobre os tipos de encaminhamento oferecidos pelo serviço.

Maria da Penha II
Logo depois, acontece apresentação artística com a ACCLJB, de Itaqui, e as palestras seguem com a delegada de Polícia Civil Caroline Huber, sobre inquéritos e investigações de violência doméstica, eficácia das medidas protetivas e dificuldades da realização do exame de corpo de delito; o capitão da Brigada Militar, Ricardo Gruner falará sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha; e a juíza da 2ª Vara Criminal, Cristiana Acosta Machado, encerra o evento com Tipos de Violência.

Abigeato
O presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei que aumenta a pena para furto abigeato e receptação de animais utilizados na produção agropecuária. A agora Lei 13.330/2016 é de autoria do deputado Afonso Hamm (PP), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e modifica o Código Penal de 1940 para tipificar e aumentar a pena de reclusão para até cinco anos para quem praticar o furto e a receptação de animais, inclusive os abatidos e divididos em partes.

0 comentários: