sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Livro sobre o Cavalo Crioulo estará à venda na Expointer

Estela Facchin

O público de criadores, usuários, profissionais e apaixonados pelo cavalo Crioulo ganhará, ainda neste mês, uma nova obra literária sobre a raça. O livro O Cavalo Crioulo – Evolução no Tempo será lançado oficialmente na Expointer 2016, em Esteio, onde já estará disponível para a venda. Mas uma campanha de pré-lançamento pela internet, no ar no site Catarse, permite a aquisição antecipada por valores promocionais.
Trata-se de uma reedição da obra do criador Dirceu dos Santos Pons, lançada em 1993 e esgotada no mercado, com atualizações assinadas pelo filho, Fernando Dornelles Pons, titular da Capanegra Agropecuária, de Dom Pedrito (RS). Definido pelo próprio autor como uma espécie de manual de instruções para novos criadores, o livro pretende contribuir com informações sobre a raça Crioula, com linguagem simples e didática.
– Há uma carência de bibliografia específica da raça e uma demanda crescente por informações, já que hoje contamos com 60 mil usuários do nosso cavalo em todo o Brasil – analisa Fernando Dornelles Pons.
A iniciativa de reeditar a obra do pai é também uma homenagem pelos 15 anos de seu falecimento. Considerado um visionário, Dirceu dos Santos Pons foi responsável, em parceria com Flávio e Roberto Bastos Tellechea, pela importação do cavalo mais importante da raça: La Invernada Hornero, líder absoluto do Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com 436 filhos e mais de 6 mil netos pontuados.
A obra preserva, na íntegra, os escritos originais do criador. As atualizações assinadas pelo filho – questões que evoluíram na raça nos últimos anos – ficam para a segunda parte do livro, que ainda inclui história, a influência dos sangues chilenos na criação brasileira e a filosofia de criação da família Pons, além da biografia do patriarca.

PRÉ-LANÇAMENTO
Os interessados em garantir antecipadamente um ou mais exemplares do livro podem participar de uma campanha já disponível na internet. Quem apoiar o projeto no site Catarse (especializado em financiamento coletivo) e selecionar uma das opções de recompensas a partir de R$ 30,00, recebe a obra em casa, com valor promocional e alguns brindes do criatório.
A campanha de pré-lançamento do livro O Cavalo Crioulo – Evolução no Tempo encerra no dia 15 de agosto, e as orientações de como participar constam na página do Facebook da Capanegra Agropecuária.

0 comentários: