sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Executivo propõe conselho de Comércio Exterior e Transporte Internacional


Gabriela Barcellos

O Poder Executivo quer criar um conselho para trabalhar ações em prol do comércio exterior e do transporte internacional. O projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores e já teve iniciada a tramitação, com envio às comissões técnicas.
O objetivo do Conselho Municipal de Comércio Exterior e de Transporte Internacional (Comceti) é de apoiar o incremento de ações nas áreas do comércio exterior e de transporte internacional, na esfera municipal, já que Uruguaiana sedia um dos maiores porto seco do mundo, com apoio das entidades do setor.
O Comceti será formado por 14 membros, representando áreas especificas do governo municipal e ainda as entidades que atuam no setor. Devem integrar o grupo um representante da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic), secretaria de Segurança e Trânsito (Setran), secretaria de Fazenda (Sefaz), secretaria de Saúde (SMS), da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Federal Farroupilha (IFF); representantes da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (Sdaergs); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas de Linhas Internacionais do Rio Grande do Sul (Sindimercosul) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uruguaiana.

Maior porto seco
As informações acerca da continuidade do porto de seco de Uruguaiana como maior da América do Sul e terceiro maior do mundo vem divergindo nos últimos tempos, depois que o porto de Foz do Iguaçu entrou no páreo. De acordo com a ABTI, atualmente a cidade paranaense sedia o maior porto seco em fluxo de veículos, visto que se trata da fronteira entre três países – enquanto Uruguaiana faz fronteira somente com a Argentina – e vem sendo bastante significativo o número de operações com o Paraguai. No entanto, o último levantamento da entidade aponta que o porto seco de Uruguaiana segue como o maior em valores, visto que por aqui passam muitas cargas valiosas.

0 comentários: