quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Painel Ed.2385

Vila do Papai Noel

Foi inaugurada na noite de domingo, 14/12, a Vila do Papai Noel. O espaço está localizado junto à Esplanada da Estação e é composto por várias casas. O projeto conta com a participação de diversas entidades do município. A chegada do Papai Noel foi a principal atração da noite de inauguração. O Bom Velhinho, porém, chegou um pouco atrasado. Parece que pegou congestionamento no centro da cidade.

Protesto
Na quinta-feira, 11/12, tratores e máquinas agrícolas tomaram dezenas de estradas e rodovias que cortam o país, em protesto a tentativa do governo de criar mais um imposto para o setor que mais gera empregos, é responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto – PIB - e pelo saldo positivo da balança comercial. Trata-se de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que preveem o emplacamento, licenciamento e pagamento de IPVA de tratores e máquinas agrícolas.

Segundo Turno I
O eleitor que não votou e não justificou a ausência no segundo turno das eleições deste ano tem até o dia 26 de dezembro para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral. O eleitor deve apresentar o requerimento de justificativa e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.

Segundo Turno II
No prazo final para a justificativa, dia 26, logo após o feriado de Natal, os cartórios eleitorais de todo o Estado ficarão abertos das 9h às 15h. O cartório da 57ª Zona Eleitoral funciona na Rua Julio de Castilhos, 3384.

Segundo Turno III
No Rio Grande do Sul. O Tribunal Regional Eleitoral criou ainda uma facilitada. Os eleitores podem realizar todo o procedimento de justificativa pela internet, no Sistema Justifica, que também atende os eleitores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e os residentes no exterior.

Crise
A crise é tão grande que até Papai Noel está morando em vila.

“Apavo”
Os lojistas estão “apavo”. É só Loja, com ele maiúsculo, desembarcando em Uruguaiana. Depois da Pompeia, é a vez da Gang se instalar no coração da cidade. Depois da supertaxa nos freeshop, do fundo para os comerciantes, o que será que eles vão bolar agora? Mais algumas investidas da Semict e o BIG levanta acampamento. Anotem ai.

Barulho
Após troca de tiros ontem a noite com empregado rural e supostos abigeatários, os produtores rurais da região dos Salsos se unem, e intensificam a vigília nos corredores. Hoje, a Equipe de Combate ao Abigeato de São Gabriel atua na área coletando dados que direcione às investigações.

Ai I
O TRE/RS julgou as prestações de contas dos eleitos deste ano. Por lei, todos os candidatos eleitos devem ter as contas julgadas até a data de sua diplomação, neste caso marcada para o dia 18/12. O governador eleito, José Ivo Sartori, o vice-governador, José Paulo Cairoli, assim como o futuro senador, Lasier Costa Martins, e seus dois suplentes, tiveram as suas aprovadas, mas com ressalvas.

Ai Ai II
Tiveram as contas desaprovadas os deputados federais Sérgio Moraes, Luiz Carlos Busato e Ronaldo de Oliveira, todos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Já dos eleitos para a Assembleia, tiveram as contas desaprovadas Aloisio Classmann (PTB), Sérgio Turra (PP), Luis Augusto Lara (PTB), Ronaldo Santini (PTB), Marcelo Moraes (PTB) e Mauricio Dziedricki (PTB).

Exagerado
O Prefeito já fala em construir um novo centro de triagem de resíduos sólidos para as associações de catadores. Ora, mas o primeiro sequer foi entregue a quem o vai operar. Segundo as más línguas porque a referida operadora não está mais interessada.

Exposição I
Entre os dias 18 e 23 deste mês acontece a exposição “Um olhar sobre o grafismo indígena”, que exibe uma coleção de joias conceituadas na cultura das tribos Guarani e Kaingang do Rio Grande do Sul. As peças representam as formas e cores, pertencentes à pintura corporal e dos objetos artesanais dessas tribos.

Exposição II
A exposição ocorre no Memorial Casa João Goulart, em São Borja. O projeto é realizado pela designer uruguaianense Mariana Barros, que também desenvolve as jóias.

Recesso I
A Câmara de Vereadores já está em recesso parlamentar. A última sessão ordinária ocorreu na quinta-feira, 11/12, presidida pelo vereador Ronnie Peterson Colpo Mello. De acordo com o regimento da Casa, as atividades retornam ao normal em março de 2015.

Recesso II
Neste período, a Casa poderá se reunir em regime extraordinário, a fim de apreciar matéria de origem do Poder Executivo. Uma sessão extraordinária já está marcada para o dia 18/12.

Recesso III
Os setores administrativos da Casa têm expediente das 8h às 16h, sendo suspensos os trabalhos ordinários como sessões e reuniões das Comissões Técnicas, até dia 1º de março.

Esquecidos I
Na última noite da 38ª Califórnia da Canção Nativa, equeceram de chamar ao palco, para o encerramento, o patrão do CTG Sinuelo do Pago e o secretário de Cultura – que a propósito estava pagando pela festa. Do Ivoné até lembraram posteriormente, mas do secretário Montardo...

Esquecidos II
Acontece que a gafe tornou a ocorrer na inauguração da Vila do Papai Noel e, parece que o secretário Rubens Montardo é o alvo preferido. Dessa vez, a primeira dama lhe fez companhia. Suas presenças não foram registradas pelo protocolo, tal como foi a dos demais secretários, lideres sindicais e assemelhados.

Parada
Acontece no próximo dia 21/12, a 9ª Parada LGBT, às 18h. A concentração está marcada para ocorreu na esquina da Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas. As atividades culturais estarão ocorrendo no Parque Dom Pedro II, o “Parcão”.

0 comentários: