quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Detran credencia o segundo Centro de Desmanche de Veículos do Estado

Uruguaiana contará, a partir dos próximos dias, como seu primeiro Centro de Desmanche de Veículos (CDV). A Centro que já está credenciado ao Detran/RS funcionará na BR 472, saída para a Barra do Quaraí. 
Além de Uruguaiana, outras cidades já contam com os seus desmanches. O processo de credenciamento iniciou-se em março de 2011, para regulamentar a atividade e coibir furtos e roubos de veículos. Atualmente, já são mais de 300 empresas cadastradas (em processo de credenciamento): 163 apresentaram a documentação completa e passam por treinamento. Outras 87 já instalaram o sistema informatizado e estão cadastrando o estoque de peças. O sistema já conta com mais de 240 mil peças cadastradas. A expectativa é que até o final do ano, pelo menos essas 87 empresas já estejam devidamente credenciadas, atuando com a nota fiscal eletrônica.
Até agosto de 2015, quando entra em vigor a Lei Federal 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, todas as 316 empresas deverão estar atuando como CDVs credenciados ao Detran/RS, nos moldes dos demais credenciados pelo Detran/RS (Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, Centros de Remoção e Depósito e Fábricas de Placas e Tarjetas). Após o prazo estabelecido pela lei federal, as empresas que não se credenciarem serão consideradas irregulares e serão fechadas pelos órgãos competentes.

0 comentários: