quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Assembléia Legislativa: Fronteira uruguaia na pauta da Comissão do Mercosul

Na manhã desta quarta-feira, o deputado Luis Augusto Lara, solicitou à Comissão do Mercosule Assuntos Internacionais na Assembleia Legislativa do RS uma delegação para realizar uma audiência com o Ministério do Trabalho do Uruguai e representantes do parlamento Uruguaio. O objetivo é debater as facilitações de fronteira, retomar permanentemente as Feiras Laborais e Sociais, e fornecer a Carteira de Trabalho do Mercosul e a Cédula de Identidade de Cidadão Fronteiriço aos trabalhadores das regiões de fronteira. 
“De posse destes documentos, a população poderá trabalhar dos dois lados e usufruir dos benefícios. Essa medida assegura todos os direitos trabalhistas aos trabalhadores de ambos Países”, disse Lara.
As feiras já aconteceram nas cidades de Chuí, Santana do Livramento, Aceguá e Quarai, por iniciativa do próprio Lara quando secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. A proposta busca integrar os dois governos, informando a população sobre benefícios e direitos dos trabalhadores que moram em um país e trabalham no outro, dando continuidade a este serviço também nos municípios de Barra do Quaraí e Jaguarão.
Durante a reunião da Comissão, Lara também falou da dificuldade de fazer a documentação “Hoje não se consegue implementar por causa do difícil acesso a essa documentação. Os trabalhadores precisam ir até Montevideo ou Porto Alegre para regularizar a situação” concluiu.
A audiência poderá acontecer ainda no mês de dezembro.

0 comentários: