quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Útil ao agradável: Verão e Natal esquentam as vendas

Para quem passou por maus bocados com o calor do último verão, os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm uma boa notícia: a estação mais quente do ano, que se inicia oficialmente no dia 22 deste mês, não será lá tão quente assim. Ao menos não tanto como a de 2013/14. Mas atenção: proteção e cautela, pois teremos temperaturas de até 40 graus na fronteira oeste, sem levar em conta a sensação térmica. No verão 2013/2014, as altas temperaturas castigaram os gaúchos. Uruguaiana chegou a registrar 42,4 graus. Porto Alegreum dia antes, viveu o segundo dia mais quente em um século. A máxima de 40,5 foi a primeira acima de 40 graus registrada na estação convencional do Inmet desde que as medições oficiais da Capital passaram a ser feitas na Zona Leste. Além disso, foi o segundo dia mais quente da história de Porto Alegre em 104 anos de dados. Desde 1910, quando se iniciaram as medições, a maior máxima oficial foi 40,7 graus, em 1943.
As roupas leves e a água gelada ainda serão muito necessárias, e o tempo bom para o veraneio no litoral também está garantido. No entanto, a sequência de dias com temperaturas altíssimas não deve se repetir. De acordo com o meteorologista do oitavo distrito do Inmet, Gil Russo, o verão deste ano não irá superar o do ano passado e as marcas devem ficar dentro da média considerada “normal”. “Vamos ter dias com temperaturas entre 32 e 34 graus, podendo chegar a 37 e 38”, afirma o meteorologista. “Claro que também podem ser registradas máximas que ultrapassem os 40 graus, mas esses serão dias atípicos. Diferente de no ano passado, quando tínhamos uma sequência de dias quentes”. Russo explica que esse é um ciclo natural do clima, não uma espécie de bola de neve – que faz com que cada ano seja mais quente que o anterior. 
Vendas esquentam
Conhecedores do clima quente que os visita anualmente, os uruguaianenses aproveitam as promoções de Natal para adquirem ar condicionados, ventiladores, refrigeradores. Nas lojas de eletrodomésticos o clima esquentou nos últimos e até mesmo as grandes precisaram rever seus estoques. 
Nos freeshoop’s de Bella Union, o movimento também é intenso. Ar condicionados são adquiridos no País vizinho a preço inferior ao aqui apresentado. Ventiladores mais modernos que em Uruguaiana chegam a custar R$ 350, no Uruguai são comercializados pela metade do preço.

0 comentários: