quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Operação Golfinho terá nova filosofia

A partir desta temporada, a Operação Golfinho terá uma mudança no seu foco de atuação. O mote principal será a prevenção. Com início previsto para o dia 20 deste mês, os salva-vidas começam a atuar nos 489 quilômetros de extensão do Litoral já levando em conta o novo modo de agir. De acordo com o chefe do Estado- Maior do Comando do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, serão realizadas duas ações com esse objetivo no veraneio. 
Uma das principais mudanças, segundo Oliveira, é no caso de o banhista se negar a sair de alguma área de risco, pois os profissionais têm autonomia para tirar esta pessoa da água, da mesma maneira como ocorre em praias australianas, por exemplo. “Pedimos a compreensão da população. Sabemos que, às vezes, a abordagem pode não ser muito simpática, mas o principal objetivo é proteger a vida dos veranistas”, salienta o tenente-coronel. 
Além disso, os profissionais estarão na orla para orientar os banhistas por meio de conversas e alertas em locais com risco de afogamento. 
Estão previstos cursos com um turno de duração direcionados a crianças, adultos e surfistas. Às crianças, o objetivo é orientar sobre qual o comportamento adequado na beira da praia. Já para os adultos, a meta é promover uma mudança comportamental. Os surfistas irão aprender como auxiliar em salvamentos, utilizando suas pranchas. 
“A ideia é reduzir o índice de pessoas que entram no mar e acabam correndo o risco de se afogar”, disse o oficial.

0 comentários: