segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Câmara quer reativar projeto de intercâmbio entre escolas de Uruguaiana e Paso de los Libres


A retomada das ações do Programa Escolas Interculturais de Fronteira no município é solicita ao Poder Executivo pela Câmara Municipal. O vereador Irani Fernandes Coelho (PP) indica, através de requerimento, a importância de garantir a continuidade da participação de Uruguaiana no programa de intercâmbio cultural de estudantes e professores brasileiros com argentinos.
Docentes e alunos das escolas Elvira Ceratti (CAIC) em Uruguaiana e Vicente Eladio Verón (Paso de Los Libres) participaram deste projeto que foca integrar as relações fronteiriças a partir do desenvolvimento da educação intercultural, com ênfase no ensino do português e do espanhol. Foram realizados projetos de trabalho binacionais, formulados de maneira conjunta, com tarefas específicas em cada língua.
O projeto foi criado em 2005 e, hoje, já se tornou um programa. No entanto, foi desativado em Uruguaiana. 
Para retomá-lo, há necessidade do município disponibilizar o transporte para realização das atividades na Argentina e o seguro dos docentes, conforme o Vereador.
Recentemente, uma reunião entre Irani, a direção da escola, o prefeito Luiz Augusto Schneider e o cônsul adjunto da Argentina no Brasil, Alejandro Jose Masuco, discutiu i tema. 
O Prefeito sinalizou positivamente, e destacou que esta é uma das questões abordadas em um plano de integração que está sendo desenvolvido, contemplando ainda saúde, cultura e desenvolvimento econômico.

0 comentários: