segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Outubro Rosa: Sem o novo cartão do SUS não tem exame

Um número expressivo de mulheres que procuraram nos últimos dias os postos de saúde para realização do exame para o diagnóstico ao Câncer de Mama e Colo de Útero foi surpreendido pela exigência do novo cartão do SUS. Apesar do Governo Federal, através de campanha, ressaltar que a realização do processo é fundamental e que o exame precisa ser facilitado à comunidade, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana impede pacientes da realização, caso o cartão não esteja atualizado. A informação é da vereadora Jussara Osório. 
Segundo ela, o problema é constante e atinge a toda população, pois todo o cidadão, e não somente as mulheres do Outubro Rosa são impedidos de acesso aos serviços da saúde, caso não tenham o novo cartão. 
O Conselho Estadual de Saúde foi contatado pela vereadora e informou o repúdio à qualquer ação no município que dificulte a realização de procedimentos pelo SUS, sendo contrário aos hospitais ou postos de saúde que neguem consultas em detrimento da falta do cartão.
“Precisamos melhorar a gestão e precaver qualquer constrangimento provocado por essas dificuldades burocráticas enfrentadas pela população”, considera Jussara. O assunto foi encaminhado diretamente ao Conselho Estadual para providências das autoridades competentes.
A Secretaria de Saúde distribui 40 fichas por dia para renovação do cartão, porém o sistema eletrônico apresenta problemas com regularidade, o que atrasa a emissão. A intenção do Governo Federal é de que até janeiro todos os brasileiros já estejam com o novo cartão, o que não deverá ocorrer devido a lentidão das secretarias. 

0 comentários: