terça-feira, 30 de setembro de 2014

Painel Ed.2350

Em foco: Integração

Vereadores de Uruguaiana e concejales de Paso de Los Libres estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25/9, na cidade argentina. Foi o primeiro encontro entre as autoridades, objetivando tratar da integração das duas cidades. Foram abordadas questões como a tarjeta de trânsito vicinal, condições da Ponte Internacional e adianta integral.

Troca de saberes
Entre t0erça e quarta-feira, 30/9 e 1/10, acontece a I Troca de Saberes – Encontro de professores de teatro, música, dança, cinema e plástica. O evento acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 8h.

Brique
Acontece no dia 19/10 a próxima edição do Brique na Praça, das 15h às 19h, reunindo feira de artesanato, produtos caseiros, como compotas e pães, além de apresentações artísticas. O brique acontece na Praça Barão do Rio Branco.

Quilombolas
Dia 28/11, das 14h às 18h, na Biblioteca Municipal, acontece o I Seminário de Quilombolas da Fronteira Oeste, sob a coordenação do Gabinete Municipal de Promoção a Igualdade Racial.

Balé I
Encerram na terça-feira, 30/9, as inscrições para o Balé Municipal de Uruguaiana, que será implantado nos moldes do Ballet de Brandsen, de Buenos Aires, com a direção dos criadores do Brandsen, Mabel Pimentel e Oscar Murillo.

Balé II
São 30 vagas, para homens e mulheres maiores de 18 anos. As inscrições estão sendo feitas na secretaria de Cultura, em horário comercial.

Expofeira
Inicia no próximo dia 1/10, a Expofeira 2014, na Parque Agrícola e Pastoril. O evento reúne grandes nomes e tem extensa programação, até dia 5/10. O Jornal CIDADE acompanhará todos os momentos, fazendo uma completa cobertura da feira.

Etnias I
A Prefeitura vai realizar a Feira das Etnias – Uruguaiana de Todos os Povos, de 10 a 12 de outubro, na Praça Barão do Rio Branco. São entidades que representarão cada etnia. Lions Clube Uruguaiana (italiana), Lions Clube Três Fronteiras (alemã), Sociedade Árabe-Palestina (árabe-palestina) e Movimento Negro (afro).

Etnias II
A pergunta que fica é, se a Sociedade Árabe-Palestina representa seu povo, por que a Sociedade Italiana não representa a sua. E a espanhola? E não há outras etnias em Uruguaiana?

Carreata
O candidato a deputado estadual, José Clemente Corrêa, ex-vereador e presidente do PT em Uruguaiana, realiza neste sábado, uma carreata pela cidade.

De volta I
A Prefeitura retomou o projeto Coral Estudantil de Uruguaiana (CEU), as secretaria de Cultura. Agora, o projeto, que atende crianças de baixa renda de sete a 14 anos, tem sede própria e funciona no antigo Restaurante Panorâmico do Juventude Atlético Clube.

De volta II
Além das atividades de canto, os integrantes recebem aulas de pintura, interpretação e outros; praticam atividades esportivas e recebem acompanhamento e até plano de saúde.

De volta III
As atividades são no turno inverso à escola, devendo a criança estar devidamente matriculada na rede pública de ensino. São 70 crianças atendidas no momento e estão sendo feitas novas inscrições.

Homenagem I
Em sessão especial na Câmara Municipal, receberam homenagens pela passagem dos 140 anos a Loja Maçônica Cruzeiro do Sul II e pelos 110 anos de fundação o Colégio Marista Sant’Ana. No evento realizado nesta quarta-feira, dia 24, foi destacada a importância das instituições para história de Uruguaiana, consolidada há mais de um século com princípios cristãos, trabalho solidário e responsabilidade com a comunidade.

Homenagem II
Laureada por proposição do vereador Irani Fernandes, as atividades da Loja Maçônica foram apontadas desde o início da fundação de Uruguaiana, mantendo-se atualmente de forma discreta, mas essencial para a construção do município.

Tela
Os preparativos para o sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana estão em andamento desde maio. Um dos projetos para marcar a data é uma tela do artista plástico Hermes Alejandro Arnutti Dela Porta, medindo 3 x 7,3 metros, retratando o momento vivido em 18 de setembro de 1865.

Kart
Neste domingo tem a quinta etapa do Citadino de Kart, no Kartódromo Internacional. O evento é organizado pelo Uruguaiana Kart Clube e tem entrada gratuita.

Miguelão
Inicia no próximo dia 7/10 a edição 2014 do Miguelão, tradicional torneio de futsal promovido pela Rádio São Miguel. São 30 equipes do município disputando o título.

Eleições I
Pelo menos 15% dos eleitores devem demorar mais tempo para escolher seus candidatos nas urnas este ano. Nas eleições que ocorrerão em dez dias, mais de 21 milhões de brasileiros usarão a biometria para se identificar. O assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcello Soutto Mayor, explicou que algumas medidas foram tomadas para minimizar os atrasos, como um número maior de seções. “As seções não estão abarrotadas. Elas têm limite de 400 eleitores para que não haja sobrecarga, e contamos com a abstenção, que sempre tem um percentual que gira em torno de 10% a 15%”, explicou.

Eleições II
Considerando o total de 142 milhões de pessoas que devem votar, a soma desse tempo excedente pode interferir em alguns processos no dia do pleito.

0 comentários: