terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dificuldades enfrentadas por brasileiros para cruzar fronteira são discutidas


Vereadores de Uruguaiana e Concejales de Paso de Los Libres estiveram reunidos no primeiro encontro entre as autoridades para tratar da integração das cidades-irmãs e buscar soluções para os problemas comuns nos municípios fronteiriços. Na pauta, estiveram questões relacionadas à carteira vicinal, às condições da Ponte Internacional e à aduana integrada.
No evento realizado em Libres, os integrantes da Mesa de debate salientaram a importância do momento para fortalecer a qualidade de vida dos cidadãos da fronteira, a medida que são expostas e definidas as preocupações comuns para executar um trabalho conjunto por melhorias. A presidente do Concejo de Libres, Susana Espinoza, e o Intendente, Raúl Tarabini, consideraram a necessidade de aproximar librenhos e uruguaianenses, pensando na cultura, economia, saúde, meio ambiente, educação e política.
Ponte Internacional
As condições da ponte que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres foram levantadas na reunião. 
O vereador Rafael Alves demonstrou a preocupação com reformas não realizadas, dificuldade no trânsito, a quantidade de tráfego e a possibilidade de construção de nova ponte. Os concejales relataram que há estudo técnico realizado no país garantindo que há suporte para o trânsito atual, sem riscos, entretanto concordam com a falta de operacionalidade do local, crescente com o trânsito de caminhões. O assunto será tratado pelos Legisladores com autoridades do Executivo para tomar conhecimento sobre os encaminhamentos e sugerir as alterações.
Carta de tráfego vicinal
A maioria dos presentes concordou que o objetivo da exigência da Carta de Tráfego Vicinal de reduzir as barreiras burocráticas não está sendo cumprido. A vereadora Jussara Osório relatou as dificuldades do trânsito de brasileiros para a Argentina, solicitou a articulação de melhorias na eficiência do processo de emissão da carta e expressou o distanciamento entre os munícipes fronteiriços provocado pela burocratização da passagem. O vereador Adalberto Silva frisou que hábitos cotidianos que integravam os municípios estão diminuindo, afastando as cidades-irmãs.
Os concejales salientaram que a medida faz parte de acordo bilateral entre Brasil e Argentina e externaram a preocupação com a desaceleração do comércio. A partir do debate, será encaminhado o “Manifesto Contrário” a situação às autoridades federais.

0 comentários: