sexta-feira, 5 de setembro de 2014

AES Sul mobiliza educadores da fronteira-oeste

Instigar os educadores a desenvolverem projetos de sustentabilidade e trabalharem a questão da eficiência energética e do meio ambiente nas escolas onde atuam foi o principal objetivo do Seminário Regional AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realizado na terça-feira (02), no Ginásio do Sest/Senat e também na UNOPAR, em Uruguaiana. Cerca de 200 professores, representantes dos municípios de Alegrete, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, vivenciaram e interagiram nos experimentos científicos sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica, uso consciente da água, descarte correto dos resíduos e questões relativas à mobilidade urbana, além de esquetes teatrais que ilustraram a temática de forma lúdica. À tarde, participaram de oficinas multidisciplinares, com atividades práticas para serem desenvolvidas nas escolas. Também receberam material didático para dar continuidade e suporte aos trabalhos.
“É muito bom vermos educadores comprometidos com o meio ambiente. O papel de vocês é fundamental no nosso projeto, que tem como objetivo justamente despertar a consciência ambiental das crianças e adolescentes, para que as próximas gerações tenham acesso a todos os recursos naturais que nós temos atualmente”, destacou o Coordenador da AES Sul em Uruguaiana, Leandro Cunha, na cerimônia de abertura do encontro.
O Secretário de Educação do município, Francisco Robalo Fernandes, ressaltou a importância do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar para a mudança de comportamento que levará à sustentabilidade e à melhoria de vida das comunidades. “Precisamos mudar a mentalidade para podermos evoluir sem agredir a natureza. E a educação é o único meio de conseguirmos isso”, enfatizou.
E foi com o objetivo de educar para transformar que a AES Sul idealizou em 2012 seu projeto educativo destinado às comunidades da sua área de concessão, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino. Em seu segundo ciclo, desenvolvido de maio de 2014 a junho de 2015, serão propostas 332 ações em 70 municípios gaúchos.
Após o Seminário Regional, as atividades serão realizadas para os estudantes dos sete municípios participantes do encontro. Em Uruguaiana, os alunos das escolas públicas municipais e estaduais terão 10 dias de ações. Já nesta quarta-feira, 03 de setembro, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará recebendo os participantes no Sest/Senat, durante a manhã e tarde.
E retorna em mais dois momentos: de 20 a 24 de outubro e de 08 a 11 de dezembro. Na primeira passagem do projeto pela cidade, em 2012, mais de 7.200 pessoas participaram das atividades. Em todo o primeiro ciclo do projeto, foram mais de 117 mil pessoas envolvidas nos 39 municípios percorridos.

0 comentários: