sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Painel Ed.2328

Aleitamento materno em foco

Estamos na II Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A cerimônia de lançamento foi realizada nesta terça-feira, 5/8, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foi oficialmente lançado o Disc CIIAM, serviço 24 horas de orientação sobre aleitamento materno disponível através dos telefones: (55) 97097196 – (55) 91892396 – (55) 81459225.

Referência em capoeira
Os integrantes do ABADÁ Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) conquistaram excelentes resultados nesta semana, no Campeonato Regional realizado em Veranópolis. O Município tornou-se referência no assunto, após se destacar nos Jogos Sul Brasileiros realizados ano passado em Santa Catarina. O ABADA tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras coisas, a profissionalização do capoeirista e procurando resgatar o valor do Mestre da Capoeira, produtor e transmissor de cultura e vivências.

Teatro I
A Associação Teatral Caricatrulhões, coordenado pelo ator e professor Paulo Melo, com apoio da Prefeitura de Uruguaiana, apresentará espetáculos teatrais com gratuidade de 50% da platéia, composta por estudantes da rede municipal de ensino.

Teatro II
A programação inicia no próximo dia 14/8, com a peça Além do Arco-Íris, espetáculo que fala sobre bullying e é indicado para crianças de três a 12 anos.

Teatro III
No dia 21/8 será apresentada A Lenda do Negrinho do Pastoreio, de Simões Lopes Neto. Também incluem a programação: Frutas Amargas, de Colmar Duarte, com adaptação do diretor Paulo Melo e espetáculos sobre trânsito seguro.

Mostra
Acontece nos próximos dias 30 e 31, na Concha Acústica do Parcão, a I Mostra Uruguaianense de Rock. O evento é realizado pela secretaria de Educação.

Articulador I
Nesta semana o prefeito Schneider teve que desvestir um santo para vestir outro. Mandou Robalo para a Educação e Rogério de Moraes assumiu o Meio Ambiente, causando preocupação quanto a assessoria legislativa. Rogério vinha fazendo um bom trabalho e conseguiu algumas vitorias junto aos legisladores, o que parecia impossível.

Articulador II
O nome para substituí-lo ainda não foi anunciado, pois não é fácil encontrar um bom talento articulador. Por enquanto, o Secretário acumulará a função. Mas tem nome forte nos bastidores, correndo na surdina.

Santiago
Até 15/8 está aberta ao público, no Museu Raul Pont, a exposição “Estância Santiago – a mais antiga da Fronteira Oeste”, apresentando 44 fotos coloridas com textos.

Adicional I
Agora, os guardas municipais, os vigilantes, os agentes de trânsito e, pasmem, os guardas escolares municipais, ganham adicional de risco de vida. O projeto foi aprovada pela Câmara e prevê pagamento adicional de R$ 757,33 aos profissionais.

Adicional II
Falando em adicional, o ex-secretário de Educação costumava dizer que sobrava dinheiro. Tal sobra bem poderia ter sido usada para pagar adicional aos professores, que também correm riscos de vida.

Acerto
A ida do professor Francisco Robalo para a secretaria de Educação foi um acerto do prefeito Schneider. Com certeza, dentre todo o alto escalão e ‘associados’, Robalo é o mais qualificado para a pasta: é professor, conhece a situação de ensino, é conhecido como homem de bom senso e um dos mais respeitados na área.

Churumelas I
Delmar Kaufmann mamou nas tetas do município por 14 anos. Em nenhum dos 8 anos de gestão Felice, conseguiu aplicar os 25% constitucionais em educação, índice só atingido na gestão Schneider. Alguém sabe quanto foi aplicado do orçamento 2014 nestes 7 meses?

Churumelas II
A proposta de redução da verba para Educação, inserida na Lei Orgânica pelo próprio Delmar quando vereador, já foi submetida ao Parlamento em 3 oportunidades. E justamente agora, ano eleitoral, que o bom caráter Delmar fica revoltado. Quem é mesmo demagogo?

Churumelas III
Fato: com lei orgânica ou sem lei orgânica, o município nunca investiu 35% em educação. Conclusão: A alteração da Lei será uma mera adequação da realidade à norma legal, e não vai resolver os problemas deixados pelos desmandos do candidato Felice.

Carnaval
Já estamos em agosto e logo logo vem a época das feijoadas. E a Comissão de Carnaval? E quem vai organizar os pagodes?

Emenda I
O projeto de emenda à Lei Orgânica que visa autorizar o município a usar verba da Educação para assistência aos flagelados deve ser discutido pela primeira vez na Câmara nesta quinta-feira, 7/8.

Emenda II
No entanto, um parlamentar já se manifestou sobre a questão. Marcelo Lemos diz que irá votar contra o projeto, mesmo que lhe custe alguns votos, já que está em campanha para a Assembleia. Ele diz que não trairá seus ideais. Atitude!

Bola preta
Schneider buscou identificar na bancada um nome qualificado para a secretaria do Meio Ambiente, mas o secretariado não viu qualidade na ideia. O galo da madrugada levou a bola preta nas penas.

0 comentários: