sexta-feira, 4 de julho de 2014

Implantado o Gabinete de Promoção da Igualdade Racial


Foi implantado em Uruguaiana na tarde desta quarta-feira, 2/7, o Gabinete Municipal de Promoção a Igualdade Racial (GMPIR). O município é o primeiro a implantar o gabinete na região.
A decisão de implantação foi tomada após o projeto de indicação, de autoria do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), o “Dudu do Samba”, aprovado por unanimidade na Câmara. Em maio, Dudu assumiu a presidência do Movimento Negro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Estado, além de ser membro do diretório em nível nacional e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde vem realizando um forte trabalho em prol da questão.
O objetivo do Gabinete, que atuará junto a todas as etnias, é efetivar políticas de promoção da igualdade e participar de projetos federais em prol da questão, que disponibilizam recursos para este fim. A importância da implantação foi amplamente ressaltada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e também pela vice-prefeita, Neraí Kaufmann durante o ato de assinatura, ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura.
De acordo com Dudu do Samba, a primeira ação do GMPIR deverá ser a promoção de um seminário reunindo todas as etnias para discutir o que cada uma delas entende que pode ser ajustado e melhorado.
O Gabinete, que ainda não tem sede definida, é formado pelo procurador do Município, Ibrahim Barakat, Luciano Dias Dessessards, Ferando Fontoura e Carla Adriane Mendes Marques, que é a coordenadora geral do GMPIR. Cada um dos integrantes representa uma etnia.

0 comentários: