sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2240

Fora de época I 
Tudo em Uruguaiana parece ser fora de época, o Carnaval, a decoração de Natal, e até a sua retirada. Enquanto nos outros lugares a decoração é retirada no dia seis de janeiro, Dia de Reis, em Uruguaiana ela segue exposta. Quem passar pelo Calçadão pode “admirar”.


Fora de época II
Até a tão amada Califórnia da Canção Nativa, retomada no ano que findou, parece acontecer fora de época. Quando todos os demais festivais nativistas já aconteceram há tempos, aí sim, a Calhandra dá o ar da graça, pra pegar o rescaldo.

Produtor rural 
Entrará na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado neste semestre, o projeto que estende ao pequeno produtor rural o seguro-desemprego, na ocorrência de estiagem, geada ou enchente. O pagamento, pelo período máximo de cinco meses, será concedido também a parceiro, meeiro ou arrendatário rurais, conforme a proposta.

Bom senso I
Alguns advogados uruguaianenses dão indícios de falta de bom senso e excesso de má educação. Nesses dias em que o Fórum estava acometido por problemas na rede elétrica, teve profissional dando “chilique” diante da sede do Judiciário.

Bom senso II
Tal profissional não percebeu que os servidores nenhuma culpa tiveram pelo ocorrido, que foi problema de força-maior. Aliás, os servidores também sofreram com a situação, já que ficaram trabalhando em condições precárias, e receberam de brinde um acúmulo das tarefas que não puderam ser realizadas durante o infortúnio.

IPTU
No próximo dia 10, os contribuintes terão a chance de quitar o Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) 2014 com desconto de 15%, para pagamento integral. Quem efetuar o pagamento integral no dia 10 de março terá 10% e, aqueles que optarem pelo parcelamento em 11 meses terão 5% de desconto se pagarem as parcelas até o vencimento.

Mini-lixões I
A secretaria de Meio Ambiente bem que tenta, mas sem muito sucesso, conscientizar a população de que luxar de lixo é na lixeira. Quase todos os bairros da cidade agora contam com um “mini-lixão”, onde os moradores depositam tudo o que está em desuso.

Mini-lixões II
Os mesmos moradores se queixam da sujeira nas suas ruas e da “falta de limpeza”, por parte da Prefeitura, muitas vezes fazendo uso dos veículos de comunicação. A Prefeitura, no entanto, em 2013, gastou cerca de R$ 60 mil para remoção dos Mini-lixões.

A falta de energia I
Ainda sobre a falta de energia, a única coisa que faltou por parte do Poder Judiciário foi uma maior divulgação do que ocorria, o que também é perdoável diante do stress vivido naquele momento. Caso outro problema similar ocorra, certamente o falta não se repetirá, já que o próprio Judiciário pediu desculpas pela pouca divulgação.

A falta de energia II
A origem do problema na sede do Judiciário, foi causada por problema na rede elétrica, uma sobrecarga, mais precisamente; e não por falta de pagamento, como se comentou pelas ruas. As contas, aliás, são encaminhadas diretamente à contadoria do Poder Judiciário Estadual, em Porto Alegre.


Em foco

Além das imundícias jogadas às ruas diariamente por alguns porcos que habitam nossa aldeia (e mal recolhidas pelo péssimo serviço de limpeza urbana), o mato também está tomando conta das calçadas. Em alguns locais, se tem a impressão de estar desbravando a selva. O exemplo vem de cima, e a calçada da secretaria de Transporte cristaliza o relaxamento.

0 comentários: