O Fórum de Uruguaiana retomou ontem, 15/1, o trabalho em plenas condições depois de passar seis dias com problemas na rede de energia elétrica e rede de internet do prédio.
As 16h do último dia oito, uma sobrecarga na rede de energia fez com que o prédio ficasse em uma fase somente, impossibilitando o uso de computadores e demais equipamentos. As audiências tiveram que ser transferidas e os servidores e magistrados foram obrigados a trabalhar como nos finais de semana, feriados e época de recesso: em regime de plantão.
Segundo o auxiliar da Direção do Fórum, Marcio Paiva Teixeira, assim que o problema ocorreu, a AES Sul foi chamada, demorando 24h para ir até o local, verificar o que ocorria. “Eles então constataram que não se tratava de simplesmente religar a energia, mas uma peça chamada Mufla precisava ser trocada; serviço este que a AES não realizada, sendo necessária a contratação de empresa terceirizada”, explica ele. Uma empresa terceirizada foi acionada para fazer a troca, mas a AES Sul somente desligou a rede para que o trabalho pudesse ser realizado, na última segunda-feira, 13/1.
Na tarde de segunda-feira a energia elétrica foi retomada, no entanto, como o Fórum permaneceu com baixa energia ou sem energia, por longo período, todos os sistemas, como o Themis, além da conexão com a internet, tiveram que ser religados manualmente, sendo necessário o chamado para outro eletricista e a solicitação de religamento da internet para a empresa Oi. Os sistemas somente voltaram ao ar no final da terça-feira, dia em que os servidores ainda tiveram que trabalham em condições precárias. Nesta quarta, porém, os sistemas já estavam normalizados, com exceção das consultas processuais através do site do Tribunal de Justiça.
Em razão disso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, suspendeu os prazos processuais até a próxima segunda-feira, 20/1. Na tarde de terça-feira, algumas audiências já foram realizadas, ainda em condições precárias.
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