sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Município recorre à secretária estadual de Saúde para custear cirurgias eletivas

O prefeito Luiz Augusto Schneider estará nesta sexta-feira em Porto Alegre, quando participará de reunião com a secretaria da Saúde Sandra Fagundes. A intenção, segundo Schneider, é garantir que o Estado custeie as cirurgias eletivas, antes pagas pelo município. O prefeito explica que o Município custeou as cirurgias durante o ano de 2013, já que quando a recontratualização foi realizada a Prefeitura não encaminhou a documentação solicitando este benefício, restando a ele a obrigação de custear. “Vamos tentar reaver essa situação e garantir a realização das cirurgias”, disse ele. 
Pelo menos 10 pacientes aguardam a realização de cirurgia numa lista de espera e somente os casos mais graves estão sendo atendidos, ou seja, encaminhados a outras cidades através do Programa Fora Domicílio.
O administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo diz que os custos são de responsabilidade da Prefeitura, porém, apenas os de traumatologia e ortopedia foram definidos como prioridade pela Coordenadoria Regional de Saúde.
Nesta semana, o assunto foi levado ao Ministério Público pelo vereador Ronnie Mello. Ele ao MP que interceda pela comunidade de Uruguaiana e garanta que o Município arque com os custos, até que a Prefeitura resolva a situação junto ao Estado. 
Schneider está confiante em relação a reunião desta sexta-feira. “A secretária além de ser uruguaianense, é uma pessoa muito acessível, temos certeza que nos ajudará”, finalizou Schneider. Enquanto a questão não se resolve, pacientes agonizam atendimento. 

0 comentários: