domingo, 1 de dezembro de 2013

Família tenta soltura de Uruguaianense preso na Argentina

Um uruguaianense está há nove meses preso na Argentina, acusado de tráfico de drogas e a família luta para trazê-lo de volta, alegando inclusive que houve descumprimento de leis até mesmo do país vizinho, por parte da magistrada que atua no processo e que, de acordo com a mãe do acusado, já foi denunciada à corregedoria da magistratura daquele país.
Cristiano Patrick da Veiga foi preso em uma oficina de carros em Paso de los Libres e levado para uma penitenciária na cidade de Ezeiza, aproximadamente 30 km de Buenos Aires. A mãe do rapaz, Lisabete Bueno da Veiga, conta que o filho trabalhava há três meses em uma autoelétrica em Uruguaiana e que um colega lhe pediu carona porque ia levar o carro para uma oficina em Paso de los Libres. Os dois seguiram para o local, cada um em seu carro e de lá, o colega retornaria à Uruguaiana de carona com Patrick. Enquanto estavam na oficina, no entanto, a polícia libreña esteve no local e, após encontrar 30 kg de maconha nos fundos do pátio da oficina, prendeu oito pessoas, entre elas os dois brasileiros. Ainda conforme a mãe, não há provas do envolvimento de Patrick com drogas e a prisão teria ocorrido porque a dona do local apontou os brasileiros como sendo os donos das drogas. Os advogados vêm tentando a libertação do rapaz por meios diplomáticos, solicitando apoio do Itamaraty, da presidente Dilma Rouseff e das Comissões de Direitos Humanos Municipal, Estadual e Federal. “O Consulado Argentino simplesmente foi omisso e não quis se envolver; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário sequer respondeu aos emails enviados pelo advogado; agora encaminhei uma carta para a Dilma”, diz a mãe.
Os advogados buscam o cumprimento dos direitos estipulados pela Constituição Nacional, por tratados entre os dois países e pela Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Também por orientação dos representantes legais, a família está organizando uma manifestação que deverá ocorrer no próximo dia quatro, na Ponte Internacional Getúlio Vargas/ Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. A intenção é bloquear a ponte e impedir a passagem nos dois sentidos, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para o caso.

0 comentários: