domingo, 1 de dezembro de 2013

Catadores bloqueiam entradas do lixão em protesto ao descaso do Município


Os dois acessos ao lixão de Uruguaiana foram bloqueados por catadores, que iniciaram protesto na manhã de ontem, 29/11, às 7h30min e pretendiam permanecer impedindo o acesso de carros, caminhões de lixo e carroças ao local, até que o prefeito Luiz Augusto Schneider fosse para debater as suas reivindicações.
A manifestação, assim como a audiência pública realizada à tarde na Biblioteca Pública Municipal, foi uma iniciativa da Associação de Catadores Aclan, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores.
Segundo a presidente da Aclan, Maria Tugira, há cerca de 700 pessoas que dependem diretamente do Lixão, tirando dali seu sustento.
Os catadores reivindicam a garantia da cedência ou locação de um galpão para a armazenagem e triagem de resíduos sólidos recicláveis sob gestão da Aclan, até a construção do galpão próprio; escritura do terreno doado pelo Município e construção do galpão próprio para os catadores; revogação do convênio entre a Prefeitura e a empresa Inverjuvi; estabelecimento de plano de parceria com a Prefeitura para a conscientização da comunidade para a coleta seletiva solidária; estruturação de um plano piloto de coleta seletiva solidária com a contratação das associações de catadores de Uruguaiana. A Associação também é contra o aumento da taxa de lixo sem destinação adequada de resíduos garantida e sem inclusão social dos catadores.
Maria Tugira frisa que o movimento não é contrário ao fechamento do lixão. “Somos a favor da extinção do lixão, mas tem que haver um projeto para atender as famílias que sobrevivem do lixo e não somente tirar nosso sustento”, diz ela, lembrando ainda o projeto do Executivo de levar todo o lixo para um aterro sanitário fora do Município. “Minha pergunta para o Prefeito é se ele pretende mandar os catadores para fora do Município junto com o lixo”, comenta a presidente, que diz ainda estar “cansada de reuniões no gabinete de Schneider, que são esquecidas assim que saimos de lá”, finaliza.
O Prefeito compareceu à audiência pública e, ficou concordou com a criação de uma comissão representante dos catadores para discutir com o Município o futuro daqueles trabalhadores.

0 comentários: