terça-feira, 19 de novembro de 2013

Painel - Ed.2214

CNH I
Nos primeiros sete dias úteis de inscrições para o programa CNH Social, 43 mil pessoas registraram-se nos CFCs para concorrer às 7 mil vagas oferecidas para 2013. O Detran/RS registra, no entanto, baixa procura para o serviço de mudança de categoria, que tem 4,2 mil vagas disponíveis. Até o final da quarta-feira (13), 1.842 condutores inscreveram-se para habilitação nas categorias C, D ou E. Dessas 4,2 mil vagas, 840 são destinadas à mudança para categoria “C”, 2.940 destinados à mudança para categoria “D” e 420 destinados à mudança para categoria “E”. 

CNH II
O programa reserva metade dessas vagas para mulheres. No entanto, somente 471 mulheres (25% do total de 1.844 inscrições) candidataram-se para essas categorias, que permitem dirigir veículos de carga (C), de transporte de passageiros (D) e veículos articulados de carga e passageiros (E). Mais de 90% das inscrições são para primeira habilitação nas categorias A (3.892) e B (35.643), que possuem 1,4 mil vagas no total. Entre os mais de 43 mil inscritos em 145 municípios, mais de 80% são mulheres. O programa também tem reserva de vagas para negros, na proporção de 15%, que corresponde à representação de negros e pardos na população gaúcha e leva em conta a diferença entre o rendimento médio e a qualidade da ocupação dessa população, detectada em pesquisa do Dieese. 

Cursos I
Quem busca na qualificação profissional uma melhor colocação no mercado de trabalho tem a oportunidade de estudar no Senac Uruguaiana. A escola está com inscrições abertas para os cursos gratuitos: Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador, Desenhista de Produtos Gráficos e Web, Operador de Supermercados e Cuidador de Idosos. As aulas iniciam entre os dias 18 e 27 de novembro.

Cursos II
As qualificações são oferecidas por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e são destinadas aos beneficiados pelo Bolsa Família e pelo Seguro Desemprego. As inscrições devem ser feitas na Esplanada da Estação Férrea. Informações sobre os cursos podem ser adquiridas no site www.senacrs.com.br/uruguaiana ou no telefone (55) 3412-3838. 

Carnaval 
A Prefeitura Municipal está concluindo obra que permitirá a instalação do Escritório do Carnaval na Academia do Artesão, localizada na rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana. A medida foi determinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider visando a economia de recursos públicos, pois o Município pagava R$ 4,5 mil mensais de aluguel por espaços na Estação Rodoviária. 

Médicos
Já existem profissionais médicos atendendo e morando no interior. Na Vila de São Marcos, o atendimento está sendo realizado pela médica cubana Veltraida Matos Matos; no Plano Alto pelo cubano Teleforo Alfredo Machado Rivero; e na Barragem Sanchuri, pela cubana Vilma Juana Reynaldo Fernandez. 

Casa Popular 

O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, destaca que estão abertas as inscrições para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco (357 casas), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo, e da União das Vilas, que terá 1,2 mil unidades habitacionais. Inscrições no Setor de Habitação no prédio central da Prefeitura, na rua XV de Novembro. Informações: 3413-8540.

Desenho e Pintura
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove Oficina de Desenho e de Pintura Realista com o professor uruguaio Alejandro Arnutti, com técnica lápis, carvão, pastel, acrílico e óleo. Horário das aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Local: Museu Histórico Raul Pont, na rua Tiradentes nº. 2801, ao lado do INSS. Inscrições no local e horário das aulas. Não perca esta oportunidade!

Califórnia 
O escritório da Califórnia da Canção Nativa do RS está localizado na Esplanada da Estação. Informações pelo telefone 3411-7080. 

Novembro Azul
Na segunda-feira, dia 18/11, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana acontecerá a cerimônia de abertura da Campanha Novembro Azul, com enfoque na prevenção ao câncer de próstata. 

Inscrições
O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, informa que até o dia 29 de novembro de 2013 estão abertas as inscrições para novos alunos na rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição na escola de educação infantil ou fundamental de sua preferência apresentando a certidão de nascimento e o cartão do SUS. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 29 escolas e 1.588 servidores. 

Projetos I
A Prefeitura de Uruguaiana elabora nove projetos, entre eles o da recuperação e revitalização da avenida Setembrino de Carvalho e da rua Salgado Filho e da construção de galeria pluvial no bairro Rio Branco. Ainda se planeja, a revitalização e estruturação do Parque D. Pedro II; construção de galeria pluvial no bairro Santo Antônio; obras de adequação e colocação de elevador no prédio do Centro Administrativo II (antigo Fórum); construção da Pista de Arrancada; reforma e revitalização do antigo prédio da Santa Casa para implantação de um Albergue Municipal; e construção de módulos prediais para implantação do Projeto Empresário de Bairro. 

Projetos II
Para concretização destes projetos a estimativa é da necessidade de R$ 40 milhões, recursos que serão buscados principalmente junto ao Governo Federal. A construção da pista de arrancada; a construção de galerias e a implantação do projeto empresário de bairro são propostas que constam no plano de governo do então candidato Luiz Augusto Schneider.

Artesanato 
Na Academia do Artesão, localizada na rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana, estão sendo comercializados produtos artesanais confeccionados em Uruguaiana.

0 comentários: