sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Outubro Rosa

Secretária diz que procura por exames é positiva
A Secretaria da Saúde realiza desde o início deste mês, a campanha de conscientização as mulheres quanto aos riscos do Câncer de Mama e Colo de Útero. Trata-se do Outubro Rosa, que em Uruguaiana já atendeu centenas de mulheres. Segundo a secretária Saionara Silveira, a procura diária pelos postos de saúde tem sido positiva. 
Todos os dias, a Secretaria de Saúde e os postos disponibilizam 50 consultas e os exames são encaminhados para análise. Os resultados devem chegar em 30 dias. 
No Outubro Rosa, movimento mundial surgido na década de 90 em Nova York para conscientização sobre o câncer de mama, as mulheres gaúchas são alertadas para a importância da realização da mamografia e do exame clínico para o diagnóstico precoce do câncer de mama a partir dos 40 anos. Enquanto nos demais estados do Brasil a mamografia é indicada a partir dos 50 anos, o Rio Grande do Sul definiu, por lei estadual, que o rastreamento da doença deve iniciar aos 40.
Segundo o coordenador da Seção da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Fernando Anschau, esta alteração na faixa etária para a realização da mamografia foi motivada pelos dados e estatísticas da doença. As gaúchas com 40 anos ou mais representam 36% do total de casos de câncer de mama, justifica.
A mamografia é a radiografia da mama e permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial. O diagnóstico precoce é uma estratégia que contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer.
Quando identificado em estágios iniciais, o câncer tem um prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura, complementa Anschau. O primeiro passo é procurar o serviço de saúde mais próximo, onde os exames serão solicitados e encaminhados aos locais para a realização.

0 comentários: