sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde oferece testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite

A Secretaria de Saúde do Município, através de um programa do Governo do Estado, realiza um teste rápido capaz de detectar a doença em 15 minutos. Segundo a secretária Saionara Silveira, o exame não precisa ser agendado, basta que o paciente vá a Secretaria e solicite o serviço. Diante do interesse, os enfermeiros estarão recolhendo as amostras de sangue e encaminhando ao laboratório da Secretaria. O resultado sai em poucos minutos. 
A mortalidade por Aids no Brasil e no México está em tendência de queda, aponta estudo feito pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado ontem na revista Aids, com dados de países de todo o mundo. Os dois países oferecem acesso universal aos antirretrovirais.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a Aids é a 13ª causa de morte no País, que registra 38 mil novos casos e cerca de 12 mil mortes ao ano por causa da doença. Em dez anos, a mortalidade caiu 12,7%.
Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou o “peso” da doença nos países, levando em consideração um indicador chamado Dalys, que avalia não apenas os casos de morte, mas também os anos de vida perdidos por incapacidade prematura.
Considerando apenas a América Latina, o estudo aponta que o HIV ainda está entre os dez principais motivos da perda de anos de vida em 4 dos 17 países – Colômbia, Honduras, Panamá e Venezuela, enquanto no Brasil ele aparece entre uma das 25 mais importantes causas.

0 comentários: